San Lorenzo enfrenta punição severa após novo caso de racismo

Torcida do San Lorenzo em jogo da equipe no Campeonato Argentino San Lorenzo. Foto: Reprodução.
Clube argentino já é reincidente e pode sofrer sanções adicionais, incluindo multa e interdição do estádio, após a abertura de Expediente Disciplinar pela Conmebol.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O ato de racismo protagonizado por um torcedor do San Lorenzo durante a partida contra o Atlético-MG pode resultar em uma penalidade severa para o clube argentino. O San Lorenzo, já reincidente, está sujeito a uma sanção mais rígida devido à abertura de um Expediente Disciplinar.

Recentemente, o clube argentino foi multado em 120 mil dólares (aproximadamente R$ 623 mil) pela Conmebol após uma torcedora ter feito gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras, em um jogo realizado no dia 3 de abril deste ano.

De acordo com o artigo 4º, inciso b, do Estatuto da Conmebol, o objetivo da entidade é promover o futebol na América do Sul com respeito aos direitos humanos e em um espírito de paz, compreensão e fair play, garantindo que não haja discriminação por razões políticas, sexo, religião, raça, origem étnica, nacionalidade ou qualquer outro motivo.

O procedimento padrão da Conmebol envolve aguardar o relatório da arbitragem e a súmula da partida, comunicar os clubes envolvidos e solicitar imagens que comprovem os atos racistas. Sendo o San Lorenzo um clube reincidente, ele poderá enfrentar punições como a interdição parcial ou total do seu estádio, o Nuevo Gasómetro, além de possíveis multas adicionais.

Em uma entrevista com a jornalista Monique Vilela em março deste ano, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, reforçou o compromisso da entidade com uma política de tolerância zero em relação ao racismo em seus torneios.

Leia também:

Nikolas convida Elon Musk para protesto contra Alexandre de Moraes no 7 de setembro; veja resposta do bilionário

Secretário dos EUA revela que Netanyahu concordou com proposta de trégua

Bilionário da tecnologia Mike Lynch está desaparecido após naufrágio de iate na costa da Sicília

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*