
Após apreensão de bens da SpaceX e X, bilionário adverte sobre possíveis sanções e alfineta Lula, com recado direto ao ministro Alexandre de Moraes.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
O bilionário Elon Musk, proprietário das empresas X (antigo Twitter) e SpaceX, lançou uma ameaça contundente ao governo brasileiro nesta segunda-feira (2). Em resposta à apreensão de propriedades de suas empresas, Musk afirmou que, caso o Brasil não devolva os bens “apreendidos ilegalmente”, ele buscará a apreensão de ativos do governo brasileiro. “Espero que Lula goste de voar em avião comercial”, ironizou o empresário, em clara referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O alerta de Musk foi uma reação direta à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que ordenou a suspensão do X no Brasil. Embora a plataforma tenha sido bloqueada em território nacional, brasileiros no exterior ainda conseguem acessá-la normalmente, permitindo que as declarações do bilionário alcançassem a mídia.
Musk, ao compartilhar uma notícia sobre a apreensão de um avião utilizado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, insinuou que pode recorrer à Justiça norte-americana para retaliar as ações de Moraes. Nos Estados Unidos, políticos republicanos sugeriram que o país aplique sanções ao Brasil, cenário que, segundo Musk, poderia resultar na apreensão de ativos brasileiros, como o “Aerolula“, durante uma viagem do presidente aos EUA.
A tensão entre Musk e o governo brasileiro, especialmente com Moraes, parece estar longe de um desfecho. Com apoio crescente entre republicanos americanos, as possíveis sanções ao Brasil poderiam colocar o país em uma posição delicada no cenário internacional, enquanto Moraes continua a ser alvo de críticas por suas ações que, segundo muitos, ferem a liberdade de expressão e a livre iniciativa.
Leia mais
STF bloqueia contas da Starlink de Elon Musk para forçar pagamento de multas do X
Mulher uzbeque é condenada e deportada após enganar autoridades dos EUA com casamento falso
Desvendando o enigma: a identidade do homem encontrado congelado em uma caverna nos EUA após 47 anos
Milhares de funcionários de hotéis nos Estados Unidos paralisam atividades em protesto
Faça um comentário