
Apreensão ocorre em área controlada por milícia, enquanto investigações visam desarticular a organização criminosa.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Na manhã desta sexta-feira (11), policiais civis da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais) localizaram dois carros abandonados com granadas e explosivos em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. Os veículos foram encontrados estacionados na localidade conhecida como João 23, nas proximidades da Escola Municipal Sindicalista Chico Mendes, do Ciep Papa João 23, do Colégio Estadual Liberdade e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Em um dos carros, os policiais encontraram granadas, enquanto o outro veículo continha explosivos, incluindo bombas caseiras, um detonador e galões de gasolina. A origem do material apreendido está sendo investigada pela Polícia Civil, que acionou o Esquadrão Antibombas da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) para garantir a segurança da área. Os explosivos foram retirados com segurança, e os veículos foram removidos do local.

De acordo com a Draco, a região é controlada por Gilson Ingracio, conhecido como Juninho Varão, um ex-integrante da milícia de Wellington da Silva Braga, o Ecko. Juninho Varão assumiu o comando da quadrilha após a morte do líder anterior, conhecido como Jacão, que foi executado na última segunda-feira (7). O assassinato de Jacão é atribuído a um grupo rival liderado por Paulo David, conhecido como Naval.
As investigações sugerem que o material apreendido pode pertencer ao grupo de Juninho Varão, que está tentando expandir seu domínio na área. Ele é procurado pela polícia e possui um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por chefiar uma organização paramilitar que atua em cinco bairros de Nova Iguaçu e em parte de Queimados, na Baixada Fluminense.
A Polícia Civil informou que as diligências continuam em busca de identificar todos os envolvidos e desarticular o esquema criminoso.
Leia também:
CPI das Apostas Esportivas convoca Deolane Bezerra e Lucas Paquetá para depoimento em outubro
Dorival Júnior destaca evolução da Seleção, mas pede cautela após vitória sobre o Chile
Faça um comentário