Primeiros casos registrados mostram sintomas leves; autoridades reforçam cuidados de higiene e recomendam testagem em caso de sintomas gripais.
Por Paloma de Sá |GNEWSUSA
Uma nova variante do coronavírus, chamada XEC, foi identificada no Rio de Janeiro. Esta nova cepa, uma derivação da Ômicron, já vinha se espalhando em outros países.
No Brasil, os primeiros casos foram registrados pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras de duas pessoas que vivem na capital fluminense. Um dos pacientes é um homem de 45 anos, que começou a apresentar sintomas em 9 de setembro, enquanto a outra paciente, uma mulher de 61 anos, teve os primeiros sinais da doença em 11 de setembro. Ambos se recuperaram após apresentarem sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado comum.
A Secretaria Estadual de Saúde informa que, até o momento, não houve um aumento significativo nos casos de Covid-19 na cidade. A recomendação é reforçar os cuidados de higiene e, caso apareçam sintomas gripais, procurar uma unidade de saúde primária para a realização de testes.
A descoberta foi comunicada ao Ministério da Saúde, e amostras coletadas em Santa Catarina e São Paulo também testaram positivo para a variante XEC. Internacionalmente, a variante já foi detectada em países como EUA, Reino Unido e alguns na Europa, levantando preocupações sobre sua transmissibilidade e impacto na saúde pública. As autoridades estão monitorando a situação de perto e alertam para a importância da vacinação e das medidas preventivas.
- Leia mais:
https://gnewsusa.com/2024/10/stf-da-prazo-a-janones-para-explicar-calunias-contra-bolsonaro/
https://gnewsusa.com/2024/10/dolar-em-alta-com-vitoria-de-trump-e-commodities-em-queda/

Faça um comentário