Catadores encontram granada de morteiro em cooperativa de reciclagem na Cidade Estrutural, DF

Granada encontrada por catadores mobiliza Bope no DF.

Polícia Militar e Bope realizam operação para remoção segura e explosão controlada do artefato; é o segundo caso em aterros do Distrito Federal neste ano.

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

Catadores de uma cooperativa de reciclagem na Cidade Estrutural, a cerca de 15 km de Brasília, encontraram nesta segunda-feira 25 de novembro, uma granada de bocal, um tipo de munição projetada para ser lançada por morteiros. O artefato foi localizado em meio a materiais recicláveis, o que gerou preocupação entre os trabalhadores e motivou a intervenção das forças de segurança.

Ação da Polícia Militar e protocolo de segurança

A Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para isolar o local e evacuar os trabalhadores como medida preventiva. Em seguida, foi iniciada a operação Petardo, um protocolo padrão adotado em situações com risco de explosivos.

Atuação do Batalhão de Operações Especiais (Bope)

Os agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram convocados para examinar a granada de bocal. Utilizando raio-x para verificar o estado do artefato, os policiais determinaram que seria necessário removê-lo com equipamento especializado. Um militar equipado com traje antibombas transportou a granada para uma área segura, onde foi realizada uma explosão controlada para neutralizar qualquer perigo.

Segundo caso de explosivo encontrado em aterros do DF

Este é o segundo caso, em poucos meses, de artefatos explosivos encontrados em locais de descarte no Distrito Federal. Em setembro, um morteiro foi localizado em um aterro sanitário da região, encontrado por um trabalhador que acionou a Polícia Militar. Após análise do Bope, o artefato foi considerado inativo e identificado como material de treinamento militar.

Orientações de segurança para a população

A Polícia Militar reforça que, diante de objetos suspeitos, o público e trabalhadores devem evitar qualquer contato direto e acionar imediatamente as autoridades competentes para uma análise segura. A presença de granadas e outros explosivos em locais de descarte, como cooperativas de reciclagem, apresenta risco elevado e exige resposta rápida das equipes de segurança.

Leia mais 

Tensão e violência aumentam em Rio das Pedras com guerra entre facções

A expansão da indústria de mísseis da Coreia do Norte: implicações para o conflito russo-ucraniano

Polícia Civil prende quadrilha que furtava itens de luxo em shoppings de Brasília

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*