
Medida reduz custos de streaming e impulsiona recuperação econômica na Argentina.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
O presidente da Argentina, Javier Milei, tomou mais uma iniciativa de impacto para melhorar a economia do país ao extinguir o imposto “País”, criado em 2019 durante o governo de Alberto Fernández. A decisão beneficia diretamente os argentinos, que agora pagarão menos por serviços digitais como Netflix, Spotify e Amazon.
A medida também torna mais acessível a compra de moeda estrangeira, especialmente o dólar, um recurso valioso em um país que busca estabilidade financeira.
“Este imposto, instituído em 2019 em regime de ‘emergência’, tornou-se um fardo permanente para os argentinos que encareceu o acesso a bens e serviços internacionais”, declarou Milei, justificando sua decisão.
O imposto original, conhecido como Imposto Para uma Argentina Inclusiva e Solidária (País), foi implementado com a justificativa de desencorajar a busca por câmbio estrangeiro. Contudo, na prática, ele sobrecarregou os consumidores e aumentou os custos de serviços essenciais em um mundo cada vez mais digital.
Economia em ascensão
As reformas econômicas de Javier Milei já começam a mostrar resultados. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,9% entre julho e setembro, marcando o fim da recessão no terceiro trimestre. As exportações avançaram 3,2%, o consumo privado subiu 4,6% e o investimento em capital fixo deu um salto de 12%.
Desde sua posse, Milei também conseguiu reduzir a inflação mensal de 25% para 2,4% — o menor índice registrado desde 2021. A diminuição da inflação trouxe alívio para a população, com salários que finalmente começaram a manter seu poder de compra.
O dólar paralelo, conhecido como “blue”, também caiu para seu menor patamar desde maio, consolidando a confiança do mercado nas políticas do novo governo. Com medidas ousadas e eficientes, Javier Milei está traçando um caminho de recuperação econômica e devolvendo esperança aos argentinos.
Leia maia
Queda de cabelo: causas vão de fatores genéticos a carências nutricionais
Quatro atletas do River Plate são detidas em flagrante por atitudes racistas
Policial aplica multa a mulher em trabalho de parto nas ruas dos EUA
Faça um comentário