Ipatinga e Santana do Paraíso registram tragédia com desabamentos de casas; Defesa Civil alerta para risco de novos incidentes devido ao solo encharcado.
As fortes chuvas que atingiram Minas Gerais na madrugada do último domingo (12) deixaram 11 mortos e cerca de 220 pessoas desalojadas ou desabrigadas nas cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso, segundo informações do governador Romeu Zema (Novo). A Defesa Civil estadual está trabalhando para apoiar as localidades afetadas e monitorar áreas de risco.
Zema afirmou que todos os corpos das vítimas já foram encontrados e fez um apelo à população das regiões próximas a encostas e áreas vulneráveis:
“O chão ainda está encharcado, há previsão de mais chuva, e mais deslizamentos podem ocorrer. Peço que todos tomem muita cautela e sigam os avisos das autoridades.”
Solo encharcado em Ipatinga (MG) aumenta risco de deslizamentos após fortes chuvas. Foto: Corpo de bombeiros de MG.
Tragédia e perdas
Dez das 11 vítimas fatais eram moradores de Ipatinga, incluindo duas crianças e dois idosos.Entre elas, cinco pessoas de uma mesma família perderam a vida após um deslizamento atingir sua residência no bairro Bethânia. Em Santana do Paraíso, uma pessoa morreu no hospital depois de ser resgatada de um desabamento.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), informou que o bairro Bethânia registrou 204 mm de chuva em um único dia. Ele destacou que o volume acumulado nos últimos 30 dias contribuiu para saturar o solo, causando os deslizamentos.
“A terra ficou tão encharcada que se transformou em uma mistura de água e lama, facilitando os deslizamentos,” explicou Nunes.
Deslizamento de terra em Ipatinga. Foto: Reprodução / Rede Social.
Medidas emergenciais
O governador Romeu Zema visitou os locais mais atingidos e conversou com moradores que perderam entes queridos ou tiveram suas casas destruídas. Ele anunciou que estuda a criação de uma linha de crédito para empresas afetadas e auxílio para famílias que sofreram com os danos.
O prefeito de Ipatinga também informou que a prefeitura publicará, nesta segunda-feira (13), um decreto para liberar um salário mínimo às famílias mais impactadas pelas chuvas, desde que cumpram os critérios sociais estabelecidos.
Forte chuva em Ipatinga (MG) mata criança e provoca desabamentos em vários bairros. Foto: Reprodução / Rede Social.
Com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, autoridades reforçam o alerta para a população das áreas de risco, pedindo que busquem abrigos seguros e sigam as orientações das equipes de resgate.
Faça um comentário