ICE captura criminoso salvadorenho procurado por terrorismo e atividades de gangue nos EUA

Foto: reprodução
Criminoso salvadorenho, procurado por terrorismo, é deportado após múltiplas tentativas de entrada ilegal.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

As autoridades americanas continuam intensificando o combate à imigração ilegal e ao crime organizado transnacional. Em uma ação coordenada pela Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), com apoio da Força-Tarefa de Execução de Fugitivos, William Alexander Diaz Reyes, um salvadorenho de 32 anos procurado por crimes ligados ao terrorismo, foi removido do país no dia 14 de fevereiro.

Diaz é um membro ativo da perigosa gangue criminosa 18th Street, uma organização transnacional envolvida em assassinatos, tráfico de drogas, extorsão e outros crimes violentos.

Após ser localizado e detido pelo ICE, ele foi deportado de Alexandria, Louisiana, em um voo fretado para San Salvador, El Salvador, onde foi entregue às autoridades locais.

“Por muito tempo, fugitivos estrangeiros perigosos, membros de gangues transnacionais e outros estrangeiros criminosos violentos entraram ilegalmente neste país através de nossa fronteira sul com impunidade, colocando em risco a vida de residentes cumpridores da lei”, declarou Bret Bradford, diretor do Escritório de Campo do ICE em Houston. “Esses dias acabaram, já que a comunidade policial no sul do Texas está mais unida do que nunca em nosso esforço coletivo para fazer cumprir as leis desta nação e proteger nossas comunidades de danos.”

Foto: reprodução

Diaz já havia entrado ilegalmente nos Estados Unidos pelo menos duas vezes em 2021.

Ambas as vezes foi rapidamente expulso sob o Título 42, em 15 de maio e 18 de junho daquele ano. No entanto, ele conseguiu cruzar a fronteira uma terceira vez, em data e local desconhecidos. Foi somente em 19 de abril de 2024 que agentes do ICE conseguiram capturá-lo novamente e iniciar seu processo de deportação.

Após decisão de um juiz de imigração do Departamento de Justiça em 19 de setembro de 2024, a remoção de Diaz foi oficialmente ordenada. O Conselho de Apelações de Imigração confirmou a decisão em 13 de janeiro de 2025, garantindo que este criminoso não representasse mais uma ameaça em solo americano.

A remoção de Diaz é mais um exemplo do compromisso dos Estados Unidos em manter suas comunidades seguras e impedir que criminosos violentos explorem as falhas do sistema para se esconderem no país. A luta contra a imigração ilegal e as gangues transnacionais continua sendo uma prioridade para as autoridades, garantindo que criminosos como Diaz não tenham espaço para agir impunemente.

Leia mais

Trump e Rumble entram na Justiça contra ministro brasileiro Alexandre de Moraes

Nos EUA, equatoriano procurado por assassinato é preso em Ohio

Endrick avalia saída do Real Madrid e busca vaga na seleção brasileira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*