Prisão de criminoso fortalece combate à violência e protege comunidades em Maryland.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
A luta contra o crime organizado transnacional teve um avanço significativo com a prisão de David Alejandro Orellana-Aleman, de 27 anos, apontado como uma das principais lideranças da perigosa gangue MS-13. O FBI e a Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) capturaram o criminoso em Hyattsville, Maryland, no dia 27 de fevereiro.
Orellana, que entrou ilegalmente nos Estados Unidos, exercia influência sobre operações criminosas da MS-13 em território americano, além de atuar no México e na Europa.
Sua captura é considerada um duro golpe contra a organização, que há anos espalha violência e terror por onde opera.
“A apreensão de David Alejandro Orellana-Aleman causa um golpe significativo na liderança e organização da organização terrorista MS-13”, afirmou Matthew Elliston, diretor interino do Escritório de Campo das Operações de Execução e Remoção da ICE. “Esta prisão fala muito sobre a cooperação entre o ICE e o FBI. Continuaremos a priorizar a segurança pública prendendo e removendo infratores estrangeiros ilegais de nossas comunidades.”
A operação bem-sucedida reforça o compromisso das autoridades americanas em proteger a população e desmantelar redes criminosas. “Maryland está imediatamente mais segura por causa dessa prisão. Trabalhando juntos, assumimos a custódia de um dos membros de gangues de mais alto escalão dos Estados Unidos”, declarou William J. DelBagno, agente especial do FBI em Baltimore. “David Alejandro Orellana-Aleman não está mais em sua suposta posição de poder dirigindo a violência. Sua prisão demonstra o sucesso que podemos ter quando investigamos e interrompemos coletivamente criminosos violentos que buscam explorar nossas comunidades.”
O passado criminoso de Orellana já era conhecido pelas autoridades.
Em 2016, ele foi preso em El Salvador por porte ilegal de arma de fogo, extorsão e afiliação a uma organização terrorista. Apesar disso, conseguiu entrar clandestinamente nos Estados Unidos, onde continuou suas atividades criminosas. Sua detenção mais recente ocorreu em 9 de dezembro de 2024, quando foi flagrado dirigindo sem carteira de habilitação no Condado de Prince George.
Agora sob custódia do ICE, Orellana enfrenta um futuro incerto, mas sua prisão representa uma vitória clara contra o crime e uma mensagem firme de que os Estados Unidos não toleram a presença de criminosos que ameaçam a segurança de suas comunidades.
Leia mais
Golpista nigeriano se declara culpado por esquema de romance que enganou idosos nos EUA
No Brasil, Polícia Federal e BOPE deflagram operação contra grupo que furtava caixas eletrônicos
No Brasil, caminhão-tanque pega fogo após acidente na Rodovia Presidente Dutra

Faça um comentário