Sem lesão constatada, atacante passou por testes antes do jogo, mas foi vetado para evitar risco de agravamento da condição física.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Santos decidiu vetar Neymar da semifinal do Campeonato Paulista contra o Corinthians no último domingo, mesmo sem a constatação de lesão. O camisa 10 sentiu um incômodo na coxa esquerda durante a partida contra o Red Bull Bragantino, há uma semana, e optou por deixar o jogo para evitar complicações.
Antes do clássico, Neymar passou por testes físicos em um hotel onde a equipe estava concentrada em São Paulo. Durante uma avaliação de 14 minutos, foi constatado que havia um risco elevado de o problema evoluir para uma lesão séria caso ele atuasse. Assim, a comissão técnica e o departamento médico do Santos decidiram preservá-lo.
Decisão estratégica e impacto na seleção
O temor era que uma eventual lesão afastasse Neymar tanto dos treinamentos do Santos quanto da lista de convocados da seleção brasileira para as Eliminatórias. O Brasil enfrenta a Colômbia no dia 20 e a Argentina no dia 25, e esta seria a primeira convocação do atacante por Dorival Júnior desde outubro de 2023.
Fontes próximas ao jogador relatam que ele ficou bastante abalado com a decisão e chegou a se emocionar ao conversar com os colegas antes da partida. Mesmo sem condições de jogo, Neymar acompanhou o time até a Neo Química Arena a pedido do técnico Pedro Caixinha.
Histórico e precaução
A decisão de poupá-lo levou em conta o longo período afastado dos gramados em 2024 e a sequência intensa de jogos desde seu retorno ao Santos. Neymar é reconhecido por sua entrega em campo, o que poderia levá-lo a ultrapassar seus limites físicos e comprometer sua recuperação.
“Neymar está voltando de lesão e engatando uma sequência de partidas. Não podíamos arriscar perdê-lo por um mês ou mais. Foi uma decisão difícil, mas necessária para garantir sua continuidade na temporada”, explicou Pedro Martins, diretor de futebol do Santos.
O atacante se reapresenta ao clube nesta semana e passará por novas avaliações médicas antes de se juntar à seleção brasileira. O Santos estreia no Campeonato Brasileiro no dia 30 de março, contra o Vasco, no Rio de Janeiro.
Leia também:
Urgência do clima: por que 1,5 °C de aumento faz toda a diferença para a saúde humana
No Brasil, Polícia Civil prende suspeito pela morte de Vitória Regina em Cajamar (SP)
CBF cobra Conmebol e pede exclusão do Cerro Porteño por racismo

Faça um comentário