
Ugandês havia sido liberado por tribunal após prisão, mas ICE o capturou novamente.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
Nos Estados Unidos, agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) prenderam Gedion Masunsu, de 28 anos, um estrangeiro ilegal de Uganda, acusado de agressão contra uma mulher grávida e destruição de propriedade no estado de Massachusetts.
A prisão ocorreu após a polícia local tê-lo detido anteriormente, mas o Tribunal Distrital de Waltham não atendeu ao pedido do ICE para mantê-lo sob custódia.
Histórico de imigração ilegal
Masunsu tentou entrar nos EUA em 14 de abril de 2021, pelo Aeroporto Internacional Logan de Boston, utilizando um visto expirado. Na ocasião, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) emitiu uma ordem de remoção acelerada, mas acabou liberando-o em liberdade condicional dentro do país.
Apesar de sua permanência irregular nos Estados Unidos, Masunsu continuou no país até ser preso por agressão violenta neste ano.
Crime e primeira prisão
O Departamento de Polícia de Waltham, Massachusetts, prendeu Masunsu em 6 de janeiro de 2025, após ele ser acusado de:
• Duas acusações de agressão contra uma vítima grávida
• Destruição de propriedade
Após a prisão, o ICE apresentou um pedido de detenção imigratória, solicitando que ele fosse mantido sob custódia para futura deportação. No entanto, o Tribunal Distrital de Waltham não atendeu ao pedido e decidiu libertá-lo.
Segunda prisão e declaração do ICE
Após sua soltura, o ICE manteve Masunsu sob vigilância e realizou uma nova prisão no dia 25 de janeiro. Ele agora permanece sob custódia da Imigração e Alfândega dos EUA, aguardando novos procedimentos legais.
A diretora do escritório do ICE em Enforcement and Removal Operations (ERO) Boston, Patricia H. Hyde, comentou o caso:
“Não só Gedion Masunsu está neste país ilegalmente, como também agrediu brutalmente uma residente grávida de Massachusetts, colocando em risco a vítima e seu filho ainda não nascido. Não toleraremos tais atos de violência contra os membros de nossas comunidades da Nova Inglaterra. O ICE se mantém firme em nosso compromisso de priorizar a segurança pública, prendendo e removendo infratores alienígenas de nossas ruas.”
A Imigração dos Estados Unidos continua a monitorar casos como o de Masunsu e reforça sua política de fiscalização rigorosa contra imigrantes ilegais com histórico criminal.
Leia mais
Policia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de armas ligado ao Comando Vermelho
Vaquinha arrecada em torno de R$ 700 mil para homem que era mantido em cativeiro por 20 anos nos EUA
Faça um comentário