Iniciativas diplomáticas e econômicas visam impulsionar a cadeia de suprimentos de terras raras.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
Em meio a intensas negociações internacionais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que um acordo sobre minerais de terras raras com a Ucrânia será assinado “em breve”. O anúncio ocorreu durante um evento no qual Trump assinou uma ordem executiva relacionada ao início do fechamento do Departamento de Educação, destacando o papel estratégico dos minerais para setores de alta tecnologia.
O acordo, que já havia impulsionado a visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky à Casa Branca no mês passado, é parte de um conjunto de medidas para fortalecer as relações bilaterais e garantir o acesso a materiais fundamentais para a fabricação de ímãs de alto desempenho, motores elétricos e eletrônicos de consumo.
A negociação surge num contexto de relações complexas envolvendo a Ucrânia, a Rússia e os Estados Unidos.
Durante o evento, Trump declarou:
“Estamos indo muito bem em relação à Ucrânia e à Rússia. E uma das coisas que estamos fazendo é assinar um acordo muito em breve com relação às terras raras com a Ucrânia”.
Em diálogo com lideranças globais, o presidente ressaltou seu otimismo quanto ao progresso das tratativas, afirmando:
“Conversamos ontem com, como você sabe, o presidente Putin e o presidente Zelensky, e adoraríamos ver isso chegar ao fim, e acho que estamos indo muito bem a esse respeito”.
A Casa Branca reforçou que o acordo de minerais foi apenas o primeiro passo de um processo que visa não apenas fortalecer os laços econômicos, mas também promover um caminho para uma paz duradoura na região.
Em uma coletiva, a secretária de imprensa Karoline Leavitt comentou:
“Estamos em um lugar de paz. Estamos em um cessar-fogo parcial e estamos caminhando para um cessar-fogo total e uma paz duradoura neste conflito”.
Ao detalhar os próximos passos, Leavitt explicou:
“Significa que o acordo de minerais foi o primeiro conjunto de estruturas que todos vocês viram naquela reunião pública com o presidente Zelensky e o presidente Trump no Salão Oval. Agora estamos focados em um acordo de paz de longo prazo”.
A negociação dos minerais de terras raras ganha ainda mais relevância diante do crescente interesse global por fontes estratégicas de insumos essenciais à tecnologia. Enquanto as partes envolvidas trabalham para consolidar os termos do acordo, a expectativa é de que essa iniciativa fortaleça não apenas a segurança econômica, mas também contribua para a estabilização regional e para o avanço de uma paz duradoura.
Leia mais
ICE captura foragido acusado de crimes sexuais contra criança no Panamá
EUA: ICE captura criminoso reincidente e reforça combate à imigração ilegal

Faça um comentário