
Poucos locais terão a oportunidade de uma boa visualização do fenômeno.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
Um eclipse solar parcial está programado para acontecer neste sábado (29), entre 5h51 e 9h44 (horário de Brasília). A má notícia para os brasileiros é que o fenômeno não será visível em toda a América do Sul.
Na verdade, apenas algumas regiões terão a chance de observar o espetáculo. O Canadá é o país que se destaca, podendo ver até 91% do Sol coberto durante o eclipse parcial.
Esse fenômeno astronômico acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra que se divide em umbra e penumbra. Em um eclipse parcial, apenas uma parte do disco solar fica encoberta, ao contrário do eclipse total, que ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra e cobre completamente o Sol.
ONDE O ECLIPSE SERÁ VISÍVEL?
Além do Canadá, partes da Europa também poderão testemunhar mais de 20% do Sol encoberto. No Reino Unido, a cobertura pode ultrapassar 30%, chegando a mais de 40% em algumas áreas, de acordo com informações da NASA.
Nos Estados Unidos, algumas cidades também terão uma significativa obstrução solar. Em Boston, Massachusetts, a cobertura será de 43%, enquanto em Nova York, será de 22%. Em Nuuk, na Groenlândia, o percentual de cobertura do Sol poderá atingir 87%. Por outro lado, em Washington, onde está a Casa Branca, apenas cerca de 1% do Sol ficará encoberto.
Embora a grande maioria do Brasil não possa presenciar o evento, no norte do Amapá, algumas pessoas poderão observar uma pequena parte do Sol encoberta – menos de 1%.
COMO ACOMPANHAR O ECLIPSE?
Para aqueles que desejam ver o eclipse, haverá transmissão ao vivo. O Royal Observatory Greenwich, por exemplo, estará ao vivo em seu canal no YouTube a partir das 7h (horário de Brasília).
CUIDADOS DE SEGURANÇA
Como o fenômeno não será amplamente visível no Brasil, os principais cuidados para os brasileiros que desejam acompanhar o evento envolvem garantir uma boa conexão de internet e estar atento ao horário da transmissão.
É fundamental lembrar que a observação de um eclipse solar deve ser feita com precaução. Olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada pode causar graves danos à visão, como queimaduras na retina. Óculos de sol comuns e chapas de raio-X não são suficientes para proteger os olhos.
Uma alternativa segura é utilizar filtros de soldador ou vidros de soldador com número 14 ou superior (ISO 12312-2). É aconselhável alternar os momentos de observação com intervalos para descansar a vista – por exemplo, observar por cerca de 10 segundos e depois descansar por pelo menos 1 minuto.
Outra opção é empregar métodos indiretos para visualizar o eclipse.
LEIA MAIS:
Faça um comentário