
Brayan Eleazar Angulo-Barrios, 26 anos, é capturado pelo ICE após ser libertado pelas autoridades locais em Hyattsville, Maryland, apesar de pendências criminais.
Por Ana Raquel|GNEWSUSA
Em 22 de abril, agentes do ICE (Imigração e Alfândega dos EUA) prenderam o imigrante salvadorenho Brayan Eleazar Angulo-Barrios, de 26 anos, em Hyattsville, Maryland, após o Departamento de Correções do Condado de Prince George ter falhado em cumprir um pedido de detenção feito pela agência federal.
Angulo-Barrios, que é conhecido por ser membro da gangue 18th Street, foi preso anteriormente por diversos crimes, incluindo porte de arma de fogo carregada e tráfico de substâncias ilegais. Em 2021, ele foi detido em Prince George’s County por posse de drogas com a intenção de distribuir e por portar uma arma carregada. Angulo-Barrios foi condenado a um ano de prisão, com três anos de liberdade condicional supervisionada em 2023.
Apesar de estar sob custódia do Departamento de Correções do Condado de Prince George, o ICE emitiu uma solicitação formal de detenção, que não foi respeitada pelas autoridades locais. O ICE Baltimore criticou duramente a decisão, com o vice-diretor Vernon Liggins declarando que “a não cooperação das autoridades locais coloca em risco a segurança pública, permitindo que criminosos estrangeiros voltem à comunidade sem a devida supervisão.”
Além disso, em julho de 2022, Angulo-Barrios foi novamente preso pela Polícia Estadual de Maryland por porte ilegal de uma pistola carregada em seu veículo, resultando em mais uma condenação a 110 dias de prisão. Recentemente, ele foi novamente preso por violação de liberdade condicional em abril de 2024. No entanto, a situação piorou quando o PGCDOC ignorou a detenção solicitada pelo ICE, o que levou à libertação de Angulo-Barrios em 23 de abril.
Após ser libertado, o ICE emitiu uma ordem final de remoção para Angulo-Barrios, que, atualmente, permanece sob custódia federal aguardando sua deportação para El Salvador. A situação reabre discussões sobre a importância da colaboração entre as autoridades locais e federais para garantir a segurança pública, especialmente em casos envolvendo criminosos estrangeiros.
Leia mais
Alabama executa condenado por estupro e assassinato de jovem em 2010
Alabama executa condenado por estupro e assassinato de jovem em 2010
Faça um comentário