
A parceria permite um relacionamento cooperativo entre as agências de segurança dos EUA e do Brasil, estabelecendo uma estrutura sólida para o compartilhamento direto de inteligência investigativa criminal.
Por Chico Gomes |GNEWSUSA
Com o objetivo de selar uma colaboração, especialmente no combate a crimes transnacionais, o Departamento de Imigração e Alfândega e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos assinaram uma série de acordos com a Polícia Federal brasileira nos últimos dias. O memorando de parceria foi assinado na sede do ICE, em Washington, com participação do vice-diretor assistente de operações internacionais do departamento americano, Jeff DaRin, e do diretor de cooperação internacional da PF, Felipe Tavares Seixas.
Na ocasião, DaRin destacou a importância da cooperação. “Essa parceria permitirá que nossos agentes e policiais colaborem perfeitamente em investigações de alto impacto, fortalecendo nossa capacidade coletiva de lidar com ameaças à segurança e proteger o bem-estar dos cidadãos em ambos os países”, disse.
O acordo também foi assinado pela Homeland Security Investigations, principal agência de investigação do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. O órgão é responsável pela investigação de crimes que afetam a segurança interna do principal país do continente americano.
Parceria fortalece a segurança nos dois países
A parceria permite um relacionamento cooperativo entre as agências de segurança dos EUA e do Brasil, estabelecendo uma estrutura sólida para o compartilhamento direto de inteligência investigativa criminal, melhores práticas e metodologias para a investigação de crimes transnacionais nas duas nações.
De acordo com o ICE, recentemente a colaboração entre os dois países ajudou a derrubar uma organização criminosa transnacional que era supostamente responsável pelo contrabando de pessoas do Brasil para os Estados Unidos.
“A cerimônia de assinatura não é apenas um acordo formal, mas uma prova do nosso compromisso mútuo com o combate ao crime e a proteção dos nossos cidadãos. Ao alavancar nossos recursos e expertise coletivos, faremos avanços substanciais no combate ao crime transnacional e na salvaguarda da segurança das nossas nações”, afirmou Tavares, representante da PF.
LEIA TAMBÉM:
Juíza acusada de obstruir agentes de imigração é suspensa por corte dos EUA
Trump assina novos decretos sobre imigração, mirando cidades acusadas de obstruir deportações
Faça um comentário