Deputada democrata LaMonica enfrentará acusações criminais por confronto com policiais em centro de detenção de imigrantes em Newark

A congressista estava entre vários legisladores envolvidos em um protesto caótico do lado de fora de um centro de detenção de imigrantes em Newark, que resultou na prisão do prefeito Baraka.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Acusações criminais foram formalizadas contra a deputada democrata LaMonica McIver por sua participação em protesto, que resultou em um confronto com policiais na área externa de um centro de detenção de imigrantes de Newark, Nova Jersey. O fato ocorreu no dia 9 de maio e teve como destaque a prisão do prefeito democrata de Newark, Ras Baraka.

Nesta segunda-feira (19), a procuradora-geral interina de Nova Jersey, Alina Habba, informou que apresentou denúncia contra LaMonica. “Hoje, meu gabinete acusou a congressista McIver de violação do Título 18, Código dos Estados Unidos, Seção 111(a)(1) por agredir, impedir e interferir na aplicação da lei”, comunicou.

A deputada estava entre vários legisladores democratas envolvidos em um protesto caótico no lado de fora do Centro de Detenção Delaney Hall, que culminou na prisão do prefeito Baraka por invasão de propriedade sob a responsabilidade do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês).

Saiba mais: Prefeito de Newark é preso em protesto contra centro de detenção para imigrantes nos EUA

Habba disse que tentou resolver a questão com a deputada sem apresentar acusações criminais, mas ela se recusou. “Ninguém está acima da lei — políticos ou não. É função deste escritório defender a justiça com imparcialidade, independentemente de quem você seja. Agora vamos deixar o sistema de justiça funcionar”, acrescentou.

Congressista se defende

Representante do 10° Distrito Congressional de Nova Jersey desde setembro de 2024, McIver culpou os agentes do ICE pelo confronto, classificando as acusações como meramente políticas. “Estávamos cumprindo nossas responsabilidades legais de supervisão, como membros do Congresso já fizeram muitas vezes, e nossa visita deveria ter sido pacífica e curta. Em vez disso, os agentes do ICE criaram um confronto desnecessário e inseguro ao decidirem prender o Prefeito Baraka”, afirmou.

Procuradora diz que acusações contra prefeito serão retiradas

No anúncio da denúncia contra LaMonica, a procuradora-geral também informou que as acusações contra o prefeito Baraka serão retiradas. “Após extensa consideração, concordamos em rejeitar a acusação de invasão de propriedade do prefeito Baraka para podermos seguir em frente”, declarou, convidando o administrador da cidade a visitar o Delaney Hall com ela. “O governo não tem nada a esconder nesta instalação, e eu acompanharei pessoalmente o prefeito para que ele possa ver isso em primeira mão”, disse.

Em comunicado, Baraka declarou que estava feliz com a rejeição das acusações contra ele e que espera se reunir com a procuradora em breve para discutir áreas de cooperação. Sobre o Delaney Hall, afirmou que continuará defendendo um tratamento humano para os detentos, em conformidade com os códigos e regulamentos da cidade de Newark.

LEIA TAMBÉM:

Brasil: Polícia Federal desarticula quadrilhas especializadas em fraudes e lavagem de dinheiro

General Freire Gomes desarma narrativa de golpe e enfrenta Moraes: ‘Em nenhum momento’ houve ordem de Bolsonaro

Clubes exigem reformas estruturais e criação de liga na CBF

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*