
Chegaram ao Aeroporto Internacional de Fortaleza 90 homens e 13 mulheres, a maioria com idade entre 18 e 29 anos.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Um grupo de 103 brasileiros foi repatriado dos Estados Unidos nesse sábado (24) e recepcionado no Aeroporto Internacional de Fortaleza por representantes de vários ministérios e órgãos. Com essa remessa, chega a 793 o número de pessoas deportadas dos EUA para o Brasil desde fevereiro.
Trata-se de mais uma ação do movimento de deportação em massa de imigrantes ilegais, intensificado pelo governo Trump desde sua posse, atingindo brasileiros que moram irregularmente na nação mais próspera das américas.
O voo levou para o território brasileiro 90 homens e 13 mulheres, sendo a maioria com idade entre 18 e 29 anos. Ao chegarem no Aeroporto Internacional de Fortaleza, três ficaram sob a custódia da Polícia Federal, 76 seguiram destino num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) rumo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e os demais foram encaminhados para suas cidades de origem.
Estrutura para recepção
A estrutura montada para a recepção dos 103 brasileiros foi formada pela Polícia Federal, Defensoria Pública da União, seis ministérios, representantes dos governos estaduais do Ceará e Minas Gerais e funcionários das concessionárias Fraport Brasil e BH Airport, que administram os aeroportos de Fortaleza e de Minas Gerais.
Os repatriados receberam kits de higiene e de alimentação, além de apoio psicossocial e orientações para acesso a serviços públicos essenciais, como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social, atendimento consular e Defensoria Pública da União.
Aqueles que chegaram sem ter onde morar foram direcionados para uma estrutura de acolhimento provisório, com alimentação e acomodação custeadas pelo governo. Os demais recém-chegados receberam passagens para as suas cidades natais.
LEIA TAMBÉM:
Libertadores 2025: veja o que está em jogo na última rodada da fase de grupos
Brasil: caminhão com 15 mil pacotes de cigarros ilegais é interceptado pela PF no Paraná
Faça um comentário