
Morreu, nesta segunda-feira (30/5), o ator Milton Gonçalves aos 88 anos, no Rio de Janeiro. O ator faleceu, segundo informações dos familiares, às 12h30, em casa, por consequências de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido há quase dois anos.
Milton Gonçalves teve o AVC em fevereiro de 2020, quando participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca (RJ). O ator passou três meses no hospital. Em janeiro deste ano, Catarina Gonçalves, filha do ator, contou que ele fazia sessões diárias de fisioterapia e fonoaudiologia.
“Meu pai passou três meses no hospital, traqueostomizado o tempo todo. Isso afetou bastante a voz, que está bem baixinha. Agora ele está bem, em casa, tranquilo. É uma recuperação chatinha por causa da idade. Ele não tem andado, só na cadeira de rodas, porque também ficou com sequela na perna esquerda. Mas a gente passeia bastante com ele de carro, leva para ver a praia. Ele sempre pede para tomar uma cervejinha. Também adora café e doce. Essas besteirinhas que não pode comer. Mas é um danadinho”, disse ela.
Familiares, amigos e fãs do ator poderão prestar mais uma homenagem ao artista nesta terça-feira (31), quando o corpo de Milton será velado. A cerimônia aberta ao público acontecerá no Theatro Municipal, no Centro do Rio, a partir das 9h30. Após o velório, às 13h, o corpo do ator será levado para o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, onde será cremado.
Nascido na pequena cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, em 9 de dezembro de 1933, Milton Gonçalves fez história na TV. Mas antes do sucesso, quando jovem, foi aprendiz de sapateiro, de alfaiate e de gráfico. A estreia profissional aconteceu em 1957, no Teatro de Arena, na peça Ratos e Homens, de John Steinbeck.
No ano seguinte, em 1958, formou o primeiro elenco de atores da TV Globo. Àquela época, a emissora ainda nem existia, sendo fundada somente em 1965. Sob a direção de Otávio Graça Mello, Milton Gonçalves participou das primeiras experiências de dramaturgia da Globo: no seriado Rua da Matriz, de Lygia Nunes, Hélio Tys e Moysés Weltman, e na novela Rosinha do Sobrado, de Moysés Weltman. Participou, ainda, da primeira versão do Balança Mas Não Cai (1968).
A estreia como diretor aconteceu pouco tempo depois, em 1970, dirigindo Irmãos Coragem, de Janete Clair, um marco da televisão brasileira. Milton Gonçalves fez mais de 40 novelas, nove minisséries, sete seriados, cinco programas de humor, duas atrações dedicadas ao público infanto-juvenil, sem contar mais de 47 especiais.
Se destacam trabalhos como Irmãos Coragem, A Grande Família, Escrava Isaura, Carga Pesada, Caso Verdade e mais. “Tenho esperança e fé de que vou poder contribuir ética e culturalmente; tenho certeza que vou”, disse Milton Gonçalves ao projeto Memória Globo.
Os famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte de Milton Gonçalves. “O coração está pequeno agora. Choro com sua partida. E agradeço imensamente todos os caminhos que o senhor abriu pra nós. Me sinto privilegiado por ter te assistido em cena e testemunhado toda sua inteligência cênica, assim como me sinto honrado por termos nos encontrado tantas vezes no trabalho. Obrigado por ser inspiração e pelo seu pioneirismo. Receba meu mais caloroso aplauso, seu Milton Gonçalves. Meu forte abraço pra Maurício, Alda e Catarina”, escreveu o ator Lázaro Ramos.
“Quando alguém de tanta importância se despede de nós, sempre me faltam muitas palavras, como agora… Milton Gonçalves era dos mais importantes atores que este país já teve. Milton faz parte da história da TV Brasileira. Um gênio, elegante, brilhante profissional. Foram muitos sets juntos, muitas histórias, muitas famílias… Nosso último trabalho juntos foi no Especial ‘Juntos a magia acontece’, que ganhou prêmio em Cannes. Descanse em paz meu querido colega. Obrigada por tanto, você é eterno. Você é referência”, disse a atriz Zezé Motta.
“Um mestre em sua arte e trajetória. A cultura desse país sente sua partida, Milton Gonçalves. Descanse”, postou a atriz Ingrid Guimarães.
“Triste com a partida do grande Milton Gonçalves. Tive sorte de ter feito a última novela com ele. Foi linda a sua trajetória, Milton. Que você seja recebido com a mesma generosidade que tinha em cena”, destacou a atriz Regiane Alves.
“Perdemos um dos maiores atores do país! Milton Gonçalves partiu hoje, no Rio, aos 88 anos. Esse é um dia difícil para a Cultura, que perde um importante expoente da atuação e representatividade negra nos palcos, no cinema e na TV. Que sorte a nossa ter tido e conhecido Milton!”, disse o ator Babu Santana.
Faça um comentário