Brasil: Polícia Federal prende em São Paulo líder de facção procurado por homicídios na Bahia

Criminoso é apontado como chefe do “Bonde do Maluco” e parceiro do PCC; ele estava foragido e usava documentos falsos para se esconder. 

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

Um dos principais líderes de uma facção criminosa com atuação na Bahia foi preso nesta segunda-feira (2) em uma ação conjunta das forças de segurança dos estados da Bahia e de São Paulo, com apoio da Polícia Federal. O alvo da operação é Wanderson Santos Machado, acusado de envolvimento direto em crimes de homicídio e atividades ligadas ao tráfico de drogas em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.

Considerado foragido da Justiça baiana, Wanderson era monitorado pelas autoridades após a emissão de dois mandados de prisão relacionados a crimes contra a vida. Segundo os investigadores, ele não apenas ordenava execuções, mas também participava diretamente dos assassinatos promovidos pela facção da qual era um dos chefes.

As investigações indicam que o suspeito exercia um papel de liderança dentro do grupo conhecido como “Bonde do Maluco”, facção com ramificações no interior baiano e que mantém alianças estratégicas com o Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa de origem paulista.

Durante a abordagem, realizada em São Paulo, foram apreendidos um carro, aparelhos celulares e documentos falsificados utilizados pelo criminoso para se manter oculto das autoridades. O material será periciado para apoiar a continuidade das investigações.

A operação foi conduzida pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e de São Paulo, que vêm intensificando ações de inteligência para localizar membros de facções criminosas interestaduais que atuam com violência e tráfico em diferentes regiões do país.

Wanderson será transferido para a Bahia, onde deve responder pelos crimes que lhe são atribuídos. A Polícia Federal informou que outras operações seguem em curso com o objetivo de prender integrantes de alto escalão do crime organizado que estão foragidos em diferentes estados brasileiros.

Leia mais

Brasil: Polícia Federal encontra mais de 8 toneladas de maconha escondidas em matagal no Paraná

Flamengo vence o Fortaleza com goleada no Maracanã e assume a liderança do Brasileirão

Ataque aéreo em Rafah deixa 31 mortos em ação israelense contra o terrorismo do Hamas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*