Vai viajar aos Estados Unidos? Confira dicas para evitar problemas com a imigração

Com as regras migratórias mais rígidas em 2025, é importante ficar atento a algumas dicas para não ter o visto de entrada nos Estados Unidos negado.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Quem pretende viajar aos Estados Unidos nos próximos meses precisa ficar atento às novas medidas migratórias implementadas pelo governo norte-americano este ano, que afetam diretamente estrangeiros. Abaixo você confere algumas dicas da Embaixada Americana no Brasil e da imprensa internacional para evitar contratempos no momento da chegada aos Estados Unidos.

Cuidado com os erros no DS-160

Obrigatório para a maioria dos vistos americanos, o formulário DS-160 está sendo analisado com mais rigor pelas autoridades dos EUA. Por isso é preciso ter cuidado com informações inconsistentes ou campos preenchidos de forma incorreta, que podem levar à rejeição imediata do visto.

Revise todos os dados com bastante atenção antes de enviar o formulário. Atente-se para os dados pessoais, as informações da viagem e número de confirmação. O seu processo pode ser prejudicado por detalhes como endereços incompletos ou divergências com os documentos apresentados.

Dupla cidadania com países vetados pelos EUA

Entrou em vigor este mês uma medida do governo Trump que proíbe a entrada nos Estados Unidos de cidadãos oriundos do Afeganistão, Mianmar, Chade, República do Congo, Sudão, Iêmen, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia e Somália.

O veto não afeta brasileiros até o momento, mas aqueles que têm dupla cidadania com os países sancionados podem ter problemas. Sendo assim, use sempre o passaporte brasileiro e evite escala nas nações da mencionada lista.

Atenção com as redes sociais

Os solicitantes de visto para entrada nos EUA devem ter muita cautela com o que postam nas redes sociais. O Departamento de Estado passou a avaliar com mais atenção o comportamento dos requerentes nas plataformas digitais. A análise inclui redes como o Instagram, Facebook, TikTok e X (antigo Twitter).

Fique nos EUA pelo prazo permitido

Ao obter o visto de entrada nos Estados Unidos, não ultrapasse o tempo permitido de permanência. A política migratória também ficou mais rígida em relação a isso e quem ultrapassa o período autorizado pode ser deportado com mais rapidez, além de enfrentar restrições futuras no país. Confira a data de saída no carimbo da imigração ou no sistema I-94 e se quiser estender o prazo, faça um pedido formal.

Outras orientações da Embaixada dos EUA no Brasil são:

– Tenha sempre um passaporte com validade mínima de seis meses;

– Leve comprovantes de hospedagem, meios financeiros e passagens de retorno;

– Apresente um visto válido e adequado ao tipo de viagem;

– Tenha uma postura tranquila e sincera durante a entrevista com o oficial da imigração dos EUA.

LEIA TAMBÉM:

Grêmio e Corinthians empatam com golaços, mas seguem fora do G-6 no Brasileirão

Brasil: operações simultâneas miram facções criminosas em três estados e resultam em prisões em Pernambuco

Copa do Mundo de Clubes 2025 amplia alcance global com atletas de 22 países que nunca foram à Copa de seleções

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*