Trump ordena novas operações contra imigração ilegal em Chicago, Nova York e Los Angeles

Trump publicou um post na rede Truth Social, convocando as agências federais para o “o maior programa de deportação em massa da história”.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Uma nova ordem foi emitida pelo presidente Donald Trump para a expansão de medidas que visam prender e expulsar imigrantes ilegais dos Estados Unidos. Trump postou na rede Truth Social uma convocação para que as agências federais implementem “o maior programa de deportação em massa da história”, tendo como alvos principais as cidades de Chicago, Nova York e Los Angeles.

“Nossos agentes do ICE vêm mostrando uma força, uma determinação e uma coragem incríveis enquanto cumprem uma missão muito importante: a maior operação de deportação em massa de estrangeiros ilegais da história”, ressaltou o presidente no post.

A ordem publicada na internet intensifica operações que já estão em andamento em cidades como Los Angeles, onde eclodiram protestos a favor dos imigrantes na semana passada. Nesse sábado (14) aconteceram novas manifestações na cidade, repelidas pela polícia com gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral para o cumprimento do toque de recolher, que começa às 20h.

Promessa de campanha

O anúncio da intensificação das operações contra imigrantes ilegais, publicado nesse domingo, representa o cumprimento da promessa de campanha de Trump de executar o “maior programa de deportação de criminosos na história da América”. Esta pauta recebeu um amplo apoio dos eleitores durante a preparação das eleições de 2024, conforme pesquisas de opinião pública.

A mensagem do presidente foi endereçada às agências federais que atuam com a segurança e imigração, incluindo o ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) e a DEA (Administração de Repressão às Drogas). Trump manifestou total apoio às ações das agências. “Vocês têm meu apoio inabalável. Agora vão, façam o seu trabalho!”, publicou.

Suspensão de operações em locais de trabalho

Um dia antes da publicação do presidente na rede social, o governo orientou as autoridades de imigração regionais a suspenderem operações em locais de trabalho, como frigoríficos, restaurantes, fazendas e hotéis. Segundo o comunicado enviado por e-mail a autoridades regionais do ICE, a medida visa evitar a detenção de imigrantes sem antecedentes criminais.

LEIA TAMBÉM:

Infantino exalta torcida do Boca Juniors em Miami antes de estreia no Mundial de Clubes

Governo dos EUA planeja barrar ou dificultar a entrada de imigrantes de mais de 36 países

Brasil: PRF apreende mais de 11 kg de drogas escondidas em fundo falso de carro na BR-277, no Paraná

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*