
Estrutura inédita da Polícia Federal vai integrar forças de segurança de nove estados e países vizinhos para enfrentar crimes ambientais e tráfico internacional.
Por Ana Raquel|GNEWSUSA
A Polícia Federal (PF) deu um passo importante no enfrentamento aos crimes que ameaçam a Amazônia. Foi inaugurado nesta semana, em Manaus (AM), o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) — uma base de operações que reúne tecnologia, inteligência e articulação conjunta entre os estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal e países vizinhos da região.
O novo espaço tem como missão central o combate coordenado a atividades criminosas como desmatamento ilegal, garimpo clandestino, grilagem de terras e tráfico de drogas, além de enfrentar facções criminosas que atuam nas fronteiras. Para isso, o CCPI Amazônia vai facilitar o compartilhamento rápido de informações e o planejamento de ações integradas entre as forças de segurança.
A unidade também abriga setores específicos para inteligência, logística e operações táticas, além de um moderno sistema de videomonitoramento e um gabinete de crise.
Participam do projeto representantes de todos os nove estados que formam a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A expectativa é de que a integração regional fortaleça o combate ao crime transnacional que age nas rotas fluviais e terrestres da floresta.
Durante a inauguração, a PF prestou homenagem póstuma ao delegado federal Mário Sposito, que atuou por décadas no combate ao crime organizado na região amazônica. Falecido no último dia 16 de junho, Sposito foi reconhecido como uma das maiores referências no enfrentamento à criminalidade ambiental e de fronteira no Brasil.
Com o CCPI Amazônia, a iniciativa busca ampliar a proteção da floresta e de suas populações, enfrentando com mais eficiência as ameaças que desafiam a soberania nacional e o equilíbrio ambiental da região.
Leia mais
Brasil cria sala de situação para monitorar vírus respiratórios e influenza aviária
Botafogo surpreende, vence o PSG e quebra tabu histórico no Mundial de Clubes
Foguete da SpaceX explode durante teste no Texas; ninguém ficou ferido
Faça um comentário