 
Para a Casa Branca, o aumento da remuneração dos operários americanos é resultado direto das políticas de incentivo à produção doméstica e repressão à imigração ilegal.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Os salários reais dos operários americanos subiram 1,7% entre os meses de janeiro e junho deste ano, informou o governo Trump. Este é o maior aumento percentual registrado nos primeiros cinco meses de qualquer governo dos Estados Unidos desde 1969.
A Casa Branca afirma que o avanço é resultado direto das políticas de incentivo à produção doméstica e da repressão à imigração ilegal, reforçada desde que Donald Trump assumiu a presidência pela 2ª vez em janeiro deste ano.
“Nos cinco primeiros meses do presidente Trump, os salários reais dos trabalhadores por hora tiveram o maior crescimento já registrado em quase 60 anos — e ainda estamos só começando com políticas pró-crescimento e pró-prosperidade que colocam os Estados Unidos em primeiro lugar”, comunicou o governo em nota.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, declarou que “Biden abriu a fronteira, e ela foi inundada”, considerando isso “um desastre para os trabalhadores americanos, porque pressiona os salários para baixo”.
Ao menos 773 mil imigrantes ilegais deixaram o mercado de trabalho voluntariamente nos últimos meses, segundo o Center for Immigration Studies (CIS). Com o avanço das operações federais de deportação, muitos optaram por sair dos Estados Unidos de forma espontânea.
Andrew Arthur, pesquisador do centro, destaca que isso contribuiu para o aumento salarial dos americanos. “As empresas precisaram aumentar salários para atrair trabalhadores”, disse, ressaltando que a remuneração cresceu principalmente em setores de mão de obra de baixa qualificação, como a construção civil.
O governo Trump reiterou na última semana que setores como agricultura e hotelaria, que empregam muitos imigrantes, não estão isentos de cumprir a legislação migratória. Agentes federais prenderam imigrantes irregulares em redes como a Home Depot, incluindo um homem procurado por abuso infantil.
LEIA TAMBÉM:
Lenda do UFC, Jon Jones anuncia aposentadoria e deixa legado histórico no MMA
Reino Unido inicia testes em humanos com sangue artificial criado em laboratório

 
	    
Faça um comentário