Trump diz que houve violações no acordo de cessar-fogo entre Irã e Israel

Mesmo após novos ataques, presidente norte-americano tenta garantir retorno de aviões militares e interromper bombardeios.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA

A crise entre Israel e Irã voltou a esquentar menos de 24 horas depois do anúncio de uma trégua mediada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta terça-feira (24), ele reconheceu que os dois países descumpriram o acordo, mas prometeu manter os esforços para restaurar a calma na região.

Trump se pronunciou a repórteres antes de embarcar para a cúpula da OTAN em Haia. Em seguida, reforçou pelas redes sociais que as aeronaves envolvidas na operação devem regressar imediatamente:

“Todos os aviões retornarão e voltarão para casa, enquanto fazem um ‘aceno de avião’ amigável para o Irã. Ninguém se machucará, o cessar-fogo está em vigor!”

 

Sem esconder o descontentamento, ele criticou a forma como Israel lidou com o prazo acertado para interromper ataques:

“Não estou satisfeito com Israel. Sabe, quando digo ‘ok, agora você tem 12 horas’, você não sai na primeira hora, simplesmente larga tudo o que tem, então não estou satisfeito com eles. Também não estou satisfeito com o Irã.”

 

O presidente norte-americano ainda avaliou que os rivais estão tão absorvidos na disputa que perderam o controle do conflito:

“Lutam tanto e com tanta força que não sabem o que estão fazendo.”

 

Enquanto Trump insistia na manutenção da trégua, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou ter autorizado bombardeios adicionais em Teerã, justificando que mísseis iranianos teriam sido lançados em desacordo com o combinado.

Do outro lado, autoridades iranianas negaram qualquer ataque e acusaram Israel de prolongar suas operações militares por mais de uma hora além do início previsto do cessar-fogo.

Diante do impasse, Trump enviou uma mensagem direta ao governo israelense, reforçando o pedido para interromper imediatamente qualquer nova investida:

 “Israel. Não jogue essas bombas. Se fizer isso, será uma violação grave. Traga seus pilotos para casa, agora!”

 

Mesmo com o clima de tensão, assessores próximos a Trump indicam que o governo dos EUA pretende continuar mediando os contatos entre as partes para tentar estabilizar o cessar-fogo nas próximas horas.

Leia mais 

Governo de Portugal apresenta regras mais rígidas para a concessão de nacionalidade a estrangeiros

Indonésia: jovem brasileira é encontrada sem vida após quatro dias desaparecida no Monte Rinjani

Nova variante da Covid-19, “Nimbus”, avança e já responde por mais de um terço dos casos nos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*