
Presidente dos EUA diz ter poupado Khamenei de morte “muito horrível” e reforça pressão contra regime iraniano após fala de ódio.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Donald Trump decidiu endurecer ainda mais sua postura contra o Irã depois das declarações do líder supremo, Ali Khamenei, que exaltou uma suposta vitória de Teerã sobre Israel e os Estados Unidos. O presidente americano, que vinha cogitando dar um alívio nas sanções, cancelou qualquer possibilidade de recuo.
Trump explicou que chegou a trabalhar em medidas que poderiam beneficiar o regime iraniano. “Nos últimos dias, trabalhei na possível retirada de sanções e em outras medidas que teriam dado a Teerã uma chance muito maior de uma recuperação completa, rápida e completa”, afirmou.
O gesto de boa vontade, porém, foi enterrado após as palavras de Khamenei, que aproveitou para atacar os EUA e provocar Israel. “Meus parabéns pela vitória do nosso querido Irã sobre o regime americano. O regime americano entrou na guerra diretamente porque sentia que, se não o fizesse, o regime sionista seria completamente destruído. Entrou na guerra na tentativa de salvar o regime, mas não conseguiu nada”, declarou o aiatolá.
Diante da retórica hostil, Trump anunciou que não teria como prosseguir com a retirada das restrições. “Mas não, em vez disso, recebi uma declaração de raiva, ódio e repulsa, e imediatamente abandonei todo o trabalho de alívio de sanções e mais”, escreveu o presidente.
Além de manter a pressão máxima, Trump ainda destacou que impediu uma ação letal contra o próprio Khamenei em um momento crítico. “Eu sabia EXATAMENTE onde ele estava abrigado e não permitiria que Israel, ou as Forças Armadas dos EUA, de longe as maiores e mais poderosas do mundo, tirassem sua vida. EU O SALVEI DA DESONRA E DE UMA MORTE MUITO HORRÍVEL“, ressaltou.
A decisão de Trump é mais um recado de que não haverá espaço para concessões a quem ameaça aliados históricos como Israel. Enquanto isso, o regime iraniano permanece isolado, enfrentando uma das mais duras sanções já impostas, sem sinal de trégua enquanto insistir em ataques e provocações.
Leia mais
Maioria dos brasileiros sente vergonha do Congresso, STF e Lula, aponta Datafolha
Infantino elogia desempenho dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes e exalta paixão da torcida
Brasil extradita argentino de 72 anos acusado de crimes sexuais contra menores
Faça um comentário