Homem é condenado a 10 anos de prisão por transportar 25 imigrantes ilegais em caminhão-tanque para os EUA

O homem de San Antônio, Texas, foi flagrado por agentes federais transportando 25 imigrantes ilegais em um caminhão-tanque, em novembro de 2024, colocando vidas em risco.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Um homem de San Antonio, Texas, foi condenado em um tribunal federal a 10 anos de prisão por conspiração para o transporte de imigrantes ilegais. A investigação que resultou na sentença foi conduzida pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) em cooperação com a Patrulha de Fronteira do país.

Richard Rindeikis, 44 anos, foi condenado nesta quarta-feira (2) por um juiz federal a 120 meses de prisão por sua participação em esquema de tráfico de pessoas. Preso em 18 de novembro de 2024, ele se declarou culpado por um dos crimes que lhe foi imputado, mencionado no primeiro parágrafo desta matéria.

Agente Especial Responsável pelas Investigações de Segurança Interna do ICE em San Antônio, Craig Larrabee disse que a sentença é um lembrete sombrio das medidas extremas que contrabandistas tomam para obter lucro, colocando em risco a vida de pessoas vulneráveis no processo.

“Contrabandear seres humanos dentro de um caminhão-tanque não é apenas ilegal, mas também desumano. Graças ao rápido trabalho das autoridades policiais, as vítimas foram resgatadas antes que a tragédia acontecesse”, afirmou, ressaltando que o Serviço de Investigações de Segurança Interna (HSI) seguirá na missão de desmantelar redes de contrabando.

“Este distrito já viu muitos casos de tráfico de pessoas como este terminarem em tragédia. Se não fosse pelo excelente trabalho da Patrulha da Fronteira dos EUA neste caso, poderíamos ter presenciado outro”, comentou o procurador-geral Justin R. Simmons, do Distrito Oeste do Texas. “Meu escritório continuará a perseguir, processar e buscar punir aqueles que, egoisticamente, priorizam o lucro em detrimento da vida humana”, completou.

Transporte de imigrantes ilegais em caminhão-tanque

Segundo os autos do processo, Rindeikis dirigia um caminhão-tanque em 18 de novembro de 2024 quando foi abordado em um posto de controle da Patrulha de Fronteira dos EUA, perto de Corrizo Springs. Ele alegou que o caminhão estava vazio, mas foi encaminhado para uma segunda inspeção porque não conseguiu localizar sua carteira de motorista.

Na revista ao veículo, agentes federais descobriram que as escotilhas na parte superior do caminhão-tanque estavam fechadas e completamente trancadas. Ao abri-las, se depararam com várias pessoas sentadas dentro do caminhão-tanque. Ao todo, foram constatados 25 imigrantes ilegais de El Salvador, Equador, Colômbia, Honduras e México. Todos foram deportados e Rindeikis acabou preso.

O motorista foi indiciado por duas acusações e se declarou culpado por conspiração para transportar imigrantes ilegais em 5 de fevereiro de 2025.

LEIA TAMBÉM:

Brasil e Estados Unidos atuam juntos para impedir entrada de foragido da Justiça brasileira em Miami

Brasil: Polícia Federal desarticula esquema de extração ilegal de minério de ferro em área protegida de Minas Gerais

Jair é vendido ao Nottingham Forest após excelente desempenho no Botafogo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*