Suprema Corte dos EUA autoriza deportação de oito imigrantes para o Sudão do Sul

A decisão da Suprema Corte desta quinta-feira (3) é a mais recente vitória do governo Trump na Justiça, entre várias relacionadas à imigração.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Em decisão proferida nesta quinta-feira (3), a Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou o governo Trump a deportar oito imigrantes para o Sudão do Sul. Os indivíduos já estavam detidos na África, em uma base militar em Djibouti, depois de terem sido condenados por crimes graves nos EUA.

A determinação da Suprema Corte permite que o governo envie os deportados para um país em conflito. O parecer foi emitido após o mais alto tribunal federal dos EUA ter autorizado, dias antes, a deportação de imigrantes para países que não são de sua origem.

Provenientes do México, Cuba, Mianmar, Vietnã, entre outras nações, os indivíduos deportados para o Sudão do Sul estavam sob custódia há mais de um mês em Djibouti, um pequeno país africano localizado na mesma região.

Liminar de primeira instância derrubada

Em junho, o tribunal suspendeu uma liminar de um juiz de primeira instância que impedia o governo de deportar imigrantes para países que não são suas terras natais antes de, primeiro, terem oportunidade de demonstrar se enfrentariam risco de tortura ou morte. A decisão do juiz Brian Murphy, de Boston, foi rápida e não apresentou motivos.

A deliberação desta quinta-feira foi a mais recente vitória do governo Trump entre várias relacionadas à imigração. A administração federal comemorou as medidas recentes da Suprema Corte e vem negociando com diversos países ao redor do mundo para que aceitem imigrantes deportados dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

Milei exige que Maduro liberte militar argentino sequestrado na Venezuela

Brasil: PF investiga servidores por fraude em vacinação contra Covid-19 no Rio de Janeiro

Brasil: PF realiza operação contra tráfico internacional de armas com alvos no Paraná e Ceará

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*