Veteranos da Área 51 denunciam ‘ameaça invisível’ e revelam câncer causado por radiação; governo nega assistência médica.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
Um grupo de veteranos da Força Aérea dos Estados Unidos decidiu romper o silêncio e denunciar uma “ameaça invisível” à qual foram expostos enquanto atuavam na Área 51 — uma base secreta localizada dentro do Campo de Testes e Treinamento de Nevada (NTTR). Segundo eles, a exposição à radiação no local provocou diversos casos de câncer e outras doenças graves.
Os ex-militares afirmam que o governo os traiu ao escondê-los os riscos do local, transformando a missão em uma sentença de morte. As denúncias vieram à tona após a revelação de um relatório de 1975, que indicava que a base foi construída em uma área contaminada por testes nucleares realizados décadas antes. Mesmo ciente dos riscos, o documento oficial concluiu que seria “contrário aos interesses nacionais” encerrar os projetos secretos ali instalados.
David Crete, ex-sargento que trabalhou no NTTR entre 1983 e 1987, relatou que mais de 490 colegas morreram desde então, vítimas de doenças graves. Ele próprio sofre de atrofia cerebral e afirma ser, ironicamente, um dos que estão em melhor estado de saúde. “O lado esquerdo do meu cérebro está encolhendo. E ainda sou um dos mais saudáveis”, declarou durante audiência na Comissão de Assuntos de Veteranos da Câmara dos EUA, em abril.
Para agravar a situação, o Departamento de Assuntos de Veteranos negou cobertura médica aos militares. O motivo? Nenhum deles consegue comprovar que foi exposto à radiação, pois todas as atividades realizadas no local são mantidas em sigilo absoluto, classificadas como “dados mascarados”.
Crete e centenas de outros veteranos foram convocados para proteger aeronaves experimentais. Desde a aposentadoria, muitos desenvolveram tumores e outras complicações de saúde. Segundo ele, a idade média de morte entre os que serviram no NTTR é de apenas 65 anos. O mais jovem faleceu aos 33.
A Área 51 ocupa mais de 2,9 milhões de acres e fica próxima ao Nevada Test Site — onde os Estados Unidos realizaram testes com armas nucleares entre os anos 1950 e 1990.
Agora, os veteranos lutam por justiça e reconhecimento, cobrando do governo uma resposta à altura do sacrifício que fizeram em nome da segurança nacional.
LEIA TAMBÉM:

Faça um comentário