Médico-chefe foi desligado um dia após vazamento de mensagem em que classificava lesão do jogador como “crônica e irreparável”; clima no departamento médico já era de desconfiança.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Flamengo demitiu nesta quarta-feira (23) o chefe do departamento médico, José Luiz Runco, um dia após vir à tona uma mensagem de WhatsApp na qual ele afirmava que o meia De la Cruz sofre de uma “lesão crônica e irreparável” nos joelhos. A declaração vazada gerou forte reação interna no clube, ampliando a crise de confiança entre jogadores e o setor médico.
A mensagem publicada foi enviada por Runco em um grupo com 71 membros. Nela, o médico detalha seu diagnóstico sobre o meia uruguaio, contratado por cerca de R$ 102 milhões em dezembro de 2023, e que tem enfrentado dificuldades físicas desde sua chegada ao clube.
“Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo (…). Só será possível vendê-lo caso algum clube tenha interesse por outro motivo que não seja o futebol competitivo”, escreveu Runco.
A forma como a situação foi exposta, sem respaldo ético e em tom crítico, irritou jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes. O clima, já tenso no departamento médico, se agravou. Integrantes do elenco alegam falta de confiança na condução do setor.
O estafe de De la Cruz considerou a declaração antiética e estuda processar Runco. O também uruguaio Arrascaeta saiu em defesa do companheiro de clube e seleção, publicando uma foto ao lado do meia como sinal de apoio.
Histórico de atritos e gestão turbulenta
José Luiz Runco havia assumido o comando do departamento médico no início da atual gestão do presidente Rodolfo Landim (Bap), em dezembro de 2024, como uma das promessas de renovação da área. Em janeiro, ele demitiu cerca de 40 funcionários do setor, incluindo o antecessor Márcio Tannure, com quem tem relação conflituosa.
Desde então, o departamento médico enfrentou sucessivas polêmicas envolvendo diagnósticos, recuperação de atletas e desentendimentos internos. A atual crise evidenciou o desgaste da relação entre jogadores e o corpo médico, tornando insustentável a permanência de Runco.
Próximo desafio em campo
Apesar da crise nos bastidores, o Flamengo segue com foco no Campeonato Brasileiro. A equipe enfrenta o Bragantino, nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.
Leia também:
Vasco consegue suspensão de transfer ban na Fifa e está liberado para contratar
Agentes da imigração prendem 243 imigrantes ilegais durante operação na área metropolitana de Denver
Embaixada dos EUA no Brasil faz post contra a imigração ilegal com referência a filme

Faça um comentário