Congonhas se prepara para retomar voos internacionais a partir de 2028

Screenshot
A primeira fase da internacionalização está prevista para começar com a aviação executiva.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

O Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo, está prestes a dar um novo passo rumo à internacionalização. A Aena, concessionária responsável pela gestão do terminal, anunciou planos para retomar as operações internacionais já no próximo ano, iniciando pela aviação executiva.

A previsão é que os voos comerciais regulares com destino ao exterior comecem em julho de 2028, após a conclusão das obras de ampliação do aeroporto. Entre as melhorias previstas, está o aumento no número de posições para aeronaves no pátio, que passará de 30 para 37 — sendo 19 com pontes de embarque direto.

As rotas internacionais devem se concentrar inicialmente em destinos da América do Sul, uma vez que a pista atual de Congonhas, com 1.940 metros, não comporta aeronaves para voos de longo curso, como os transoceânicos.

Kleber Meira, diretor-executivo do aeroporto, revelou que já existem conversas com companhias aéreas, inclusive internacionais de voos curtos, interessadas em operar a partir de Congonhas.

“Ter uma ponte aérea para o Aeroparque, em Buenos Aires, ou para Santiago, no Chile, abre um potencial enorme, especialmente para conexões”, destacou o executivo durante evento nesta terça-feira (5), em que apresentou a nova sala de embarque remoto do terminal.

O processo de internacionalização já foi protocolado junto à Secretaria de Aviação Civil e está em tratativas com diversos órgãos, como Anac, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Vigiagro.

Com a modernização, o terminal também estará apto a receber aeronaves de maior porte e autonomia, como o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10, ambos com capacidade para mais de 200 passageiros.

Vale lembrar que as operações internacionais regulares em Congonhas foram interrompidas nos anos 1980, com a inauguração do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Agora, com o novo projeto, Congonhas volta a mirar o cenário internacional.

 

🌐 LEIA TAMBÉM:

https://gnewsusa.com/2025/08/poluicao-plastica-ultrapassa-us-11-trilhao-e-ameaca-a-saude-global-alerta-onu/

https://gnewsusa.com/2025/08/brasil-elogios-de-carmen-lucia-a-moraes-e-sua-reacao-as-sancoes-dos-eua-ampliam-criticas-sobre-atuacao-judicial/

https://gnewsusa.com/2025/08/brasil-faz-acao-humanitaria-e-regulariza-situacao-migratoria-de-criancas-venezuelanas-em-manaus/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*