Brasil: Polícia Federal desmonta esquema que desviou milhões do INSS

Ação conjunta com MPF e Caixa Econômica investiga esquema que teria desviado milhões de reais de benefícios sociais. 

Por Ana Raquel|GNEWSUSA 

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), a Operação Recupera, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que teria causado prejuízo milionário aos cofres do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com a apuração, a fraude envolvia a liberação irregular de benefícios previdenciários e assistenciais, resultando em um dano estimado de cerca de R$ 3 milhões.

A operação, realizada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Caixa Econômica Federal, cumpre seis mandados de busca e apreensão e determina o bloqueio e a indisponibilidade de bens dos investigados. As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Federal, foram executadas em Nilópolis, Itaboraí, Cavalcanti e Méier, no Rio de Janeiro, além de Florianópolis e Tubarão, em Santa Catarina.

Segundo os investigadores, o esquema teria começado em 2018, envolvendo a inserção de informações falsas nos sistemas da Caixa para conceder benefícios de forma ilegal. Há indícios de participação de funcionários e ex-funcionários do banco, que teriam usado seus acessos para efetuar comprovações de vida de pessoas fictícias ou já falecidas, emitir cartões para beneficiários inexistentes e autorizar pagamentos irregulares.

A Caixa confirmou que instaurou um procedimento disciplinar, resultando na demissão dos suspeitos e na identificação de outros casos semelhantes. Mesmo após o desligamento, em 2022, os investigados teriam continuado a operação, repassando a terceiros a retirada mensal de pelo menos 17 benefícios ainda ativos.

Os envolvidos poderão responder por organização criminosa e peculato eletrônico. A Polícia Federal segue as investigações para localizar todos os participantes, encerrar as fraudes e tentar recuperar os valores desviados.

Leia mais

URGENTE: Áudios revelam juiz auxiliar de Moraes no limite físico e emocional: “Não aguento mais, a coisa está feia”

Imigrantes ilegais, membros de gangue violenta, são presos em operação do ICE em Nova York

Anvisa ordena apreensão de pulseira repelente contra mosquitos da marca Cliganic por falta de registro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*