
Diego Masiel Torres tentou interferir em uma operação de agentes do ICE em um local de trabalho em Harlingen, Texas
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O jovem Diego Masiel Torres, 19 anos, foi indiciado por um júri federal por interferência em uma ação de agentes federais contra a imigração ilegal em Harlingen, Texas, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada por autoridades americanas esta semana.
Segundo o processo, os agentes conduziam uma operação consensual de fiscalização em um local de trabalho na referida cidade, quando vários indivíduos em situação irregular fugiram da área. Enquanto os policiais tentavam prendê-los, Masiel Torres ficou afastando fisicamente o agente da pessoa.
“O Distrito Sul do Texas está comprometido em aplicar integralmente as leis de imigração do nosso país, e qualquer pessoa que tentar impedir um agente federal de realizar esta missão será responsabilizada perante um juiz e um júri”, enfatizou Nicholas J. Ganjei, procurador dos EUA. “Portanto, a mensagem é simples: não acabe no lado errado de uma acusação federal – mantenha suas mãos para si mesmo”, acrescentou.
Mark Lippa, agente especial interino da divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) do ICE, ressaltou que a agência leva muito a sério a segurança e a integridade de suas operações. “Não toleraremos ações que obstruam ou interfiram no desempenho de nossos agentes em suas funções legais de proteger nossas comunidades e fazer cumprir as leis federais. Aqueles que tentarem obstruir nossos esforços serão responsabilizados com todo o rigor da lei.”
Masiel Torres, que reside em Penitas, Texas, permanece preso após a apresentação da queixa-crime original. Ele ficará recluso até ser ouvido pelas acusações constantes no processo. Se condenado, pode pegar até oito anos de prisão federal e uma possível multa máxima de US$ 250.000.
A investigação foi realizada pelo HSI/ICE, com trabalhos conduzidos pelo promotor assistente dos Estados Unidos, L. Salazar.
LEIA TAMBÉM:
CDC alerta: doença de Chagas transmitida por barbeiros se espalha nos EUA
Afogamento atinge sobretudo crianças e idosos nas Américas, aponta relatório da ONU
Câmara aprova urgência do PL da Anistia mesmo com resistência de partidos do governo
Faça um comentário