
Alterações impactam diretamente brasileiros e endurecem regras de imigração
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O governo de Portugal aprovou nesta terça-feira (30) mudanças na Lei dos Estrangeiros, em votação na Assembleia da República que terminou com 160 votos a favor e 70 contra. O texto foi viabilizado após acordo com o partido de ultradireita Chega e agora segue para avaliação do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que poderá sancionar ou enviar novamente ao Tribunal Constitucional.
Considerada mais branda que a proposta original rejeitada em agosto, a nova legislação representa uma guinada na política migratória portuguesa e tem efeito direto sobre brasileiros, que representam 35% dos imigrantes residentes no país, segundo dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Entre as principais mudanças, está a redução de dois para um ano no prazo para solicitação de residência de cônjuges, desde que comprovada a coabitação prévia. Se houver filhos menores ou incapazes, a integração poderá ser imediata. O texto também acaba com a possibilidade de turistas brasileiros sem visto regularizarem a situação em território português, exigindo que o pedido de trabalho ou estudo seja feito ainda no país de origem.
Outra medida polêmica é a criação da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras, com 1.200 agentes dedicados à fiscalização e expulsão de imigrantes irregulares. Além disso, o tempo mínimo de residência para solicitação de cidadania aumenta de cinco para sete anos, podendo chegar a dez no caso de não lusófonos.
O acordo com o Chega provocou duras críticas da oposição à esquerda, que acusou o governo de ceder à agenda anti-imigração em troca de apoio político. Como parte do entendimento, o Executivo se comprometeu a analisar futuras propostas do partido sobre seguridade social para imigrantes.
Segundo comunicado oficial, o objetivo do governo é “regular a imigração, limitar fluxos e ajustar a capacidade de acolhimento do país”.
LEIA TAMBÉM:
Cientistas desaceleram doença de Huntington pela 1ª vez com terapia genética inovadora
OMS divulga novas recomendações para composição da vacina contra influenza para 2026
CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro
Faça um comentário