
CBF amplia a competição em 34 participantes e redefine critérios de classificação; veja como estão distribuídas as vagas por estado e federação
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Copa do Brasil 2026 terá um novo formato e mais participantes. A CBF confirmou a ampliação do torneio de 92 para 126 clubes, já a partir da próxima edição e para 128 em 2027.
A mudança faz parte do novo calendário do futebol brasileiro e garante, pela primeira vez, vaga direta para todos os clubes da Série A.
A classificação agora será feita com base em três critérios principais:
- 20 vagas para os clubes da Série A de 2026;
- 4 vagas para os campeões de 2025 das competições nacionais (Série C, Série D, Copa do Nordeste e Copa Verde);
- 102 vagas distribuídas a partir dos campeonatos estaduais, com base no Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2026.
A distribuição dessas 102 vagas estaduais varia conforme a posição da federação no ranking da CBF. As federações melhores ranqueadas terão até seis representantes, enquanto as últimas colocadas ficarão com três vagas cada.
Projeção de classificados
Com base nas posições atuais do Campeonato Brasileiro (após a 26ª rodada da Série A e a 29ª da Série B), além do desempenho nos campeonatos estaduais e nas copas regionais, foi feita uma projeção dos clubes que provavelmente garantirão vaga na Copa do Brasil 2026.
Principais projeções por estado:
- São Paulo (12 vagas): Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Bragantino, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Guarani, São Bernardo, Velo Clube e vencedor da Copa Paulista.
- Rio de Janeiro (10 vagas): Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Volta Redonda, Sampaio Corrêa-RJ, Madureira, Nova Iguaçu, Boavista e America-RJ (ou Portuguesa-RJ).
- Minas Gerais (7 vagas): Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, Tombense, Athletic, Uberlândia e Betim.
- Rio Grande do Sul (7 vagas): Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, Ypiranga, Guarany de Bagé e São Luiz.
- Paraná (7 vagas): Athletico, Coritiba, Operário, Maringá, Londrina, Cianorte e campeão da Taça FPF.
Outros estados com mais de quatro vagas são Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pará e Pernambuco. Estados com menor número de clubes no ranking, como Amapá, Acre, Roraima e Tocantins, terão três vagas cada.
Clubes em situação indefinida
Clubes como Náutico, Portuguesa-RJ, Santa Cruz e Cianorte dependem de resultados em divisões inferiores ou competições estaduais para garantirem presença. A queda ou permanência de grandes clubes nas Séries A e B também pode impactar diretamente essas vagas.
A previsão da CBF é de que a Copa do Brasil tenha 128 participantes a partir de 2027, quando entram também os campeões das recém-criadas Copas Norte, Centro-Oeste e Sul-Sudeste, ampliando ainda mais o alcance da competição.
Leia também:
Jogador brasileiro está em estado grave após acidente de carro na Polônia
Fraudes bilionárias e blindagem na CPMI do INSS expõem Lula e aliados políticos
Doenças inflamatórias intestinais crescem no Brasil e desafiam diagnóstico precoce
Faça um comentário