Cabo Verde vence Essuatíni e se classifica para sua primeira Copa do Mundo

Foto: Reprodução.
Com vitória por 3 a 0 em casa, seleção cabo-verdiana garante vaga inédita no Mundial de 2026 e se torna o segundo país de menor população a disputar o torneio
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A seleção de Cabo Verde está oficialmente classificada para a Copa do Mundo de 2026. A vaga inédita foi garantida nesta segunda-feira (13) após a vitória por 3 a 0 sobre Essuatíni, no Estádio Nacional, em Praia. Os gols foram marcados por Livramento, Semedo e Stopira, todos no segundo tempo.

Com o resultado, os cabo-verdianos lideram o Grupo D das Eliminatórias Africanas e tornaram-se a 22ª seleção confirmada no Mundial. A classificação é histórica: Cabo Verde disputará uma Copa do Mundo pela primeira vez e se torna o segundo país de menor população a alcançar o feito, com cerca de 525 mil habitantes, está atrás apenas da Islândia, que disputou o torneio em 2018 com aproximadamente 300 mil pessoas.

Vitória com autoridade e festa histórica

Cabo Verde precisava apenas de um empate para garantir a vaga, mas dominou a partida do início ao fim. O placar foi aberto aos 3 minutos do segundo tempo, quando Livramento aproveitou uma sobra na área.

Aos 9, Semedo ampliou com chute colocado. Já nos acréscimos, Stopira fechou a goleada e iniciou a festa nas arquibancadas e em todo o país.

Com seis vitórias e um empate nas eliminatórias, a campanha cabo-verdiana é uma das mais consistentes entre os representantes africanos.

Cabo Verde se junta a seleções já classificadas

Além de Cabo Verde, outras cinco seleções africanas já garantiram vaga na Copa de 2026: Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia. A África terá nove vagas diretas na competição.

Os quatro melhores segundos colocados das Eliminatórias disputarão uma repescagem continental, que definirá quem representará o continente na Repescagem Mundial da FIFA.

Confira as seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026:

  • Concacaf (6 vagas): Canadá, México e Estados Unidos (países-sede)
  • CAF (9 vagas): Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos, Tunísia
  • AFC (8 vagas): Irã, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Uzbequistão, Jordânia
  • Conmebol (6 vagas): Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai
  • OFC (1 vaga): Nova Zelândia
  • UEFA (16 vagas): a definir

Leia também:

Mali diz que vai impor reciprocidade para emissão de vistos de turismo e negócios a cidadãos dos EUA

ICE prende imigrante ilegal de Camboja procurado por assassinatos

Trump declara fim da ‘era do terror’ em discurso ovacionado em Jerusalém

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*