Meta remove página do Facebook que ameaçava agentes da imigração

O anúncio da remoção foi feito pela procuradora-geral do EUA, Pam Bondi, nesta terça-feira (14), em post no X

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Após a Apple e o Google retirarem de suas lojas de aplicativos um app que rastreava agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), a Meta removeu uma página de grupo do Facebook que supostamente estava sendo usada para a coleta de informações e ataques contra os agentes do ICE. A ação aconteceu por solicitação do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ).

De acordo com as autoridades federais, a página estava fazendo doxing, uma prática que consiste na coleta e divulgação de informações pessoais de alguém sem consentimento, como endereço, telefone ou dados privados, com objetivo de ameaçar, intimidar ou causar danos à pessoa.

A procuradora-geral, Pam Bondi, fez o anúncio da remoção da página nesta terça-feira (14), em postagem no X. “A onda de violência contra o ICE tem sido impulsionada por aplicativos online e campanhas nas redes sociais criadas para colocar os agentes do ICE em risco apenas por fazerem seu trabalho”, escreveu.

Um porta-voz da Meta confirmou a medida, mencionando a violação das políticas contra danos coordenados e promoção de crimes, mas sem dar mais detalhes sobre o tamanho do grupo na rede social.  Com cooperações como essa, Pam disse que o DOJ continuará trabalhando com as empresas de tecnologias para acabar com plataformas digitais que incitam a violência contra agentes federais.

Recentemente a Apple e o Google deletaram dos sistemas da Apple Store e da Google Store o aplicativo ICEBlock, depois de pressão do Departamento de Justiça. O órgão argumentou que o programa de celular “colocava agentes do ICE em risco apenas por fazerem seu trabalho”.

LEIA TAMBÉM:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*