
Criminosos se passam por oficiais de imigração para intimidar, extorquir e cometer crimes
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A Flórida tem registrado um crescimento de casos envolvendo pessoas que se passam por agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE), causando preocupação em comunidades imigrantes do estado.
Entre os episódios de maior repercussão, está o de um homem preso em Indiantown, no condado de Martin, que simulava ser oficial durante falsas paradas de trânsito, exigindo documentos de imigração das vítimas. Vestido com uniforme tático e portando um distintivo falso, ele utilizava da intimidação para extorquir os imigrantes.
Em outro caso, uma mulher tentou sequestrar a esposa de seu ex-namorado em um condomínio residencial. Para dar aparência de legalidade à ação, ela vestiu uma camisa com a inscrição “ICE”, portava um cartão de xerife e usava um rádio portátil. A vítima conseguiu escapar com a ajuda de vizinhos, e a impostora acabou presa.
Especialistas alertam que falsos agentes frequentemente se destacam pelo comportamento agressivo ou autoritário, enquanto oficiais legítimos seguem protocolos formais. Segundo eles, criminosos irregulares se aproveitam do medo de deportação de imigrantes para cometer esses tipos de delitos, explorando a vulnerabilidade da população.
LEIA TAMBÉM:
Faça um comentário