ICE deporta imigrante ilegal guatemalteco procurado em seu país de origem por lesão corporal

Preso durante a operação ‘Midway Blitz’, Hugo Rene Figueroa-Choc foi entregue às forças policiais da Guatemala

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Dentro das ações da operação ‘Midway Blitz’, o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) deportou no dia 15 de outubro o imigrante ilegal Hugo Rene Figueroa-Choc, de 49 anos, procurado na Guatemala, seu país de origem, por lesão corporal culposa. Os agentes da imigração o removeram dos Estados Unidos em um voo fretado, deixando-o sob a responsabilidade das forças policiais guatemaltecas.

“Esta remoção destaca o firme compromisso do ICE em proteger nossas comunidades e garantir que indivíduos que violam as leis de imigração dos EUA e colocam em risco a segurança pública sejam responsabilizados”, declarou Sam Olson, Diretor do Escritório de Campos das Operações e Execução e Remoção (ERO) do ICE em Chicago.

“As repetidas ações criminosas de Figueroa-Choc representaram uma séria ameaça, e o ICE continua focado em remover indivíduos que colocam em risco a segurança de nossa nação”, acrescentou.

Histórico de prisões

O imigrante da Guatemala foi preso pela primeira vez nos EUA em 5 de abril de 2006, em ação da Patrulha da Fronteira perto de Eagle Pass, Texas. Encaminhado para remoção acelerada, ele foi deportado em 22 de abril de 2011, mas retornou ilegalmente ao país em data desconhecida.

Este ano, em 7 de outubro, Figueroa-Choc acabou capturado pelo ICE em Chicago, em operação direcionada contando com o apoio da Força-Tarefa Regional de Fugitivos dos Grandes Lagos do Serviço de Delegados dos EUA.

Com o êxito dessa ação, o ICE destaca que segue “comprometido em fazer cumprir as leis de imigração e priorizar remoção de indivíduos que representam uma ameaça à segurança pública”.

LEIA TAMBÉM:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*