
O locutor Asa Branca, conhecido pela narração de rodeios desde a década de 1990, morreu nesta terça-feira (4) em São Paulo aos 57 anos. O artista estava internado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, desde o último dia 25 devido um câncer na mandíbula. O anúncio foi feito no perfil oficial nas redes sociais.
Waldemar Ruy Asa Branca dos Santos foi um ícone no mundo dos rodeios por criar um novo estilo de narração. Ele revolucionou as apresentações no final dos anos 1980 ao incrementar a locução a partir de um microfone sem fio, algo inédito para época.
Asa Branca aproveitou a evolução tecnológica para dar ainda mais ênfase ao famoso “segura, peão”, criado por José Antônio de Souza, o Zé do Prato, outro grande nome da locução de rodeios e que morreu em 1992.
“Ah, este é do Zé do Prato, conhecidíssimo. Eu só estiquei um pouco mais: ‘seguuuuura peãããão’”, relembrou em entrevista.
A partir disso, o rei de versos e jargões e da potente voz inconfundível começou a fazer história nos rodeios Brasil afora.
Faça um comentário