O projeto faz parte do planejamento quinquenal do governo chinês, que entra em vigor em 2026
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A China anunciou nesta quarta-feira (29) planos para criar um sistema de imigração com objetivo atrair profissionais de alta tecnologia. O projeto integra o novo plano quinquenal do país, que começa em 2026.
Apresentado após reunião do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, o documento oficial do planejamento de 5 anos detalha a intenção do governo de estabelecer um sistema voltado a especialistas em tecnologia, no intuito de buscar talentos “excepcionais” do setor.
De acordo com o governo chinês, a medida vai “estabelecer um sistema de imigração para talentos de alta tecnologia”, no sentido de “atrair e cultivar talentos excepcionais de todo o mundo”. O país quer aumentar sua competitividade na área tecnológica, principalmente com os Estados Unidos.
A proposta também inclui a construção de “centros de influência global para educação, ciência e talento”, cultivando “engenheiros excepcionais, mestres artesãos, profissionais altamente qualificados e outros talentos diversos”.
Os planos complementam a introdução, no início deste mês, do visto K, um programa concebido para atrair jovens graduados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Quem conseguir a autorização terá entrada simplificada na China, residência e oportunidades de emprego, sem necessidade de comprovar uma oferta de emprego ou carta de apresentação.
As propostas têm como base uma promessa feita pelo governo em um documento do ano passado, que destaca a necessidade de “explorar e estabelecer” um sistema de imigração de alta tecnologia.
LEIA TAMBÉM:
Metanol: 59 casos confirmados de intoxicação após consumo de bebidas alcoólicas no Brasil
Prontidão nas fronteiras intensifica combate da OIM ao ébola e à varíola na África
Lyon negocia empréstimo de Endrick com o Real Madrid

Faça um comentário