Governo de Sanae Takaichi quer revisar imigração, aquisição de terras e acesso a serviços sociais
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O governo japonês, liderado pela primeira-ministra Sanae Takaichi, vai acelerar a revisão das políticas relacionadas a cidadãos estrangeiros. A líder pretende pedir aos ministros que avancem nas negociações para reforçar as regras sobre compra de terras por estrangeiros e questões migratórias.
A iniciativa faz parte de um plano mais amplo para atualizar as normas que afetam estrangeiros que vivem, trabalham ou visitam o Japão. Segundo fontes governamentais, o plano inclui reorganizar um comitê ministerial, que deve realizar sua primeira reunião no dia 4 de novembro.
O grupo será liderado pelo secretário-chefe do Gabinete, Minoru Kihara, e terá atuação estratégica da ministra Kimi Onoda, responsável pelas políticas voltadas aos estrangeiros.
Entre os temas que devem ser discutidos estão:
- Acesso de estrangeiros à proteção social no país;
- Apoio a estudantes internacionais e escolas estrangeiras no Japão;
- Regras mais rígidas para obtenção da cidadania japonesa;
- Impactos do turismo excessivo nas comunidades locais;
- Limites e regras para aquisição de terras por não japoneses.
O governo também pretende contar com especialistas para definir novas diretrizes até o início do próximo ano.
Essas mudanças seguem promessas de campanha de Takaichi e fazem parte do acordo entre o Partido Liberal Democrático (PLD) e o Nippon Ishin (Partido da Inovação do Japão), que prevê a criação de uma política populacional até março de 2027, incluindo metas claras para entrada de estrangeiros.
Em discurso na Dieta, no dia 24 de outubro, Takaichi afirmou que há crescente preocupação da população com casos de estrangeiros que cometem ilegalidades ou desrespeitam regras no país. Segundo ela, isso gera “inquietação e sensação de injustiça” entre os japoneses.
Por isso, reforçou a necessidade de maior controle governamental, revisão das normas de imigração e das regras de propriedade de terras por estrangeiros.
LEIA TAMBÉM:
Neymar volta aos treinos e reforça o Santos contra o Fortaleza
Legisladores de Illinois aprovam proibição de prisões de imigrantes perto de tribunais
Imigrante afegão que matou criança e homem a facadas na Alemanha vai para hospital psiquiátrico

Faça um comentário