Agentes da imigração prendem professora colombiana em creche de Chicago

Natural de Medelín, Diana Satillana Galeno foi presa no hall de entrada da creche, após ser seguida por agentes do ICE
Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Uma professora colombiana foi presa por agentes da imigração dos EUA nessa quarta-feira (5), nas dependências de uma creche localizada em um bairro residencial de Chicago. A ação foi presenciada por alunos, pais e outros funcionários da instituição privada de ensino, que também oferta aulas de espanhol para crianças em fase pré-escolar.

Diana Satillana Galeano foi detida pelo ICE no turno da manhã, quando as crianças estavam sendo deixadas na unidade pelos pais. Ela foi seguida pelos agentes enquanto estava a caminho da creche no banco de passageiro de um carro.

Após críticas pela prisão dentro da unidade de ensino, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) afirmou que os agentes tentaram parar o carro no qual a colombiana estava, mas ela fugiu e correu para dentro da escola.

Natural de Medelín, Diana protestou enquanto estava sendo levada para a viatura, gritando que possui documentos. Os diretores da creche confirmaram, mostrando a documentação aos agentes, incluindo um visto de permissão de trabalho.

Segundo Trícia McLaughlin, porta-voz do DHS, a colombiana estava no hall de entrada, uma área aberta ao público, quando foi detida. Ela informou que a mulher entrou ilegalmente nos EUA em 2023 e efetuou pagamento a coiotes para levar os dois filhos adolescentes ao país em outubro. Ainda de acordo com o governo, a imigrante mentiu sobre a própria identidade ao ser presa.

A ação reforça a ofensiva do governo Donald Trump contra a imigração ilegal no país, que está concentrada em Chicago desde setembro, com a operação “Midway Blitz”.

LEIA TAMBÉM:

Brasil registra mais de 10 mil casos da febre do Oropouche em 2025 e quatro mortes confirmadas

COP30 em Belém: muito discurso, pouca ação — e um ritual que se repete

Imigrante é preso após agredir agente do ICE com xícara de café de metal em tentativa de fuga

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*