Buscas foram realizadas no âmbito da Operação Mustang, ação que integra uma iniciativa global da Interpol contra o contrabando de migrantes e tráfico de pessoas
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Policiais federais fizeram uma série de buscas em diversas cidades brasileiras na manhã desta terça-feira (18), durante a Operação Mustang, ação que integra uma iniciativa global da Interpol contra o contrabando de migrantes e o tráfico de pessoas.
No decorrer da operação foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo, epicentro da ação, bem como em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina.
Outros três mandados foram cumpridos nos Estados Unidos, como resultado de uma cooperação da Polícia Federal com o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS). O órgão é responsável pela fiscalização de imigrantes no país norte-americano, através do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa atuou para que ao menos 154 viajantes brasileiros entrassem e permanecessem ilegalmente nos Estados Unidos, com o auxílio de intermediários conhecidos como “coiotes”.
O esquema também envolveu empresas e pessoas ligadas ao setor de viagens e turismo e operadores financeiros responsáveis pela realização de operações de câmbio irregulares.
Todos os investigados tiveram os passaportes apreendidos e estão proibidos de sair do Brasil enquanto o processo transcorre. Eles podem responder pelos crimes de organização criminosa e promoção de migração ilegal, cujas penas somadas podem passar de 18 anos de reclusão.
LEIA TAMBÉM:
Líder da maior gangue do Equador é preso na Espanha após fingir a própria morte
Lula amplia ajuda ao regime de Cuba enquanto brasileiros lutam para encher a mesa

Faça um comentário