Ação conhecida como “Charlotte’s Net” foi oficialmente finalizada, mas o ICE seguirá atuando normalmente no condado de Mecklenburg
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A operação federal de repressão à imigração conduzida pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) e instalada em Charlotte, maior cidade da Carolina do Norte, chegou ao fim, conforme informou o gabinete do xerife do condado de Mecklenburg nesta quinta-feira.
Segundo a corporação, autoridades federais confirmaram ao xerife Garry McFadden que a ação — identificada como “Charlotte’s Net” — foi oficialmente concluída. Com isso, nenhuma atividade de agentes da Patrulha de Fronteira será realizada nesta quinta-feira, de acordo com a nota divulgada à imprensa.
Apesar do encerramento, o gabinete do xerife ressaltou que o fim da operação não significa ausência de fiscalização migratória. “É importante esclarecer que, embora a operação ‘Charlotte’s Net’ tenha terminado, o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) continuará a operar no condado de Mecklenburg como sempre fez”, destacou o comunicado. “O ICE mantém autoridade total para deter, apreender e levar sob custódia qualquer imigrante indocumentado, conforme previsto na legislação federal.”
A Alfândega e Proteção de Fronteiras não respondeu de imediato a uma solicitação da Associated Press para comentar a declaração do xerife.
A mobilização havia chamado atenção da comunidade local após a presença de agentes da Patrulha de Fronteira em diferentes pontos da cidade, como em estabelecimentos comerciais — um deles, uma loja Home Depot, em 19 de novembro de 2025.
LEIA TAMBÉM:
Semana Mundial de Conscientização sobre Resistência Antimicrobiana
Pedro sofre lesão muscular e está fora da final da Libertadores; retorno só em 2026

Faça um comentário