Imigrante ilegal e filho são presos nos EUA por tráfico ilegal de mais de 70 armas de fogo

HSI Badge

A investigação foi conduzida pela divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) do ICE em Dallas

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Um imigrante ilegal e seu filho foram presos por tráfico ilegal de 75 armas de fogo e munições nos EUA, após uma investigação conduzida pela divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em Dallas. A informação foi publicada pelo ICE nesta segunda-feira (01).

O ICE e parceiros federais prenderam o mexicano Andrés Avila, 48 anos, morador ilegal dos Estados Unidos, e o filho Anthony Avila, residente em Houston, de 22 anos, sob acusação de tráfico de armas de fogo e munição que haviam comprado em feiras de armas da região. Também pesam contra Andrés acusações de imigração ilegal nos EUA e posse ilegal de arma de fogo e munição.

O esquema foi revelado através de investigações conduzidas pela HSI de Dallas, em cooperação com o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos e a Patrulha Rodoviária de Oklahoma.

Travis Pickard, Agente Especial Encarregado da HSI de Dallas, destaca que, muitas vezes, armas de fogo contrabandeadas “acabam nas mãos de cartéis de drogas, terroristas, adversários estrangeiros ou outros criminosos”.

“Ao trabalharmos em conjunto com nossos parceiros para desvendar esse esquema e apreender essas armas de fogo, impedimos que um grande arsenal de armas letais fosse potencialmente usado para semear o caos ou financiar outras atividades criminosas ilícitas ou atos de violência”, disse.

Investigação

A investigação foi iniciada após agentes especiais descobrirem que dois indivíduos, posteriormente identificados como Andres e Anthony, estavam envolvidos em práticas compatíveis com compra de amas por terceiros e tráfico de armas de fogo.

Pai e filho foram vistos usando mochilas e atuando juntos na aquisição de armas de fogo em uma feira. Quando as mochilas ficavam cheias, eles esvaziavam em sacolas grandes guardadas embaixo da mesa de um vendedor específico. Documentos judiciais apontam que eles pagaram as armas em dinheiro vivo para evitar detecção pelas autoridades.

Depois de passarem mais de 6 horas realizando diversas compras, Andres e Anthony foram observados pelos agentes saindo do local em um carro com placa do Texas. Policiais abordaram o veículo e encontraram grande quantidade de munição a granel, compatível com a munição vendida na feira. Os agentes ainda descobriram que a dupla guardava 75 armas em caixas. Ademais, constataram posteriormente que Andres está ilegalmente nos EUA e proibido de receber ou possuir armas de fogo.

O caso está sendo conduzido perante à Justiça dos Estados Unidos pelo promotor federal adjunto John W. Dowdell.

LEIA TAMBÉM:

TAS libera russos e belarussos para competir nos Jogos de Inverno

Justin Herbert opera a mão e vira dúvida contra os Eagles

Ginastas dos EUA processam federação por suposta omissão em casos de abuso sexual

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*