Imigrante ilegal da Guatemala morre sob custódia do ICE com suspeita de causas naturais

Francisco Gaspar-Andres, de 48 anos, entrou nos Estados Unidos ilegalmente, cruzando a fronteira do México a pé

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Um imigrante ilegal natural da Guatemala, que estava sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), morreu nessa quarta-feira (3), às 5h53, no Hospital Providence East, em El Paso, Texas. A informação foi publicada pelo ICE nesta sexta-feira (5).

De acordo com a agência, Francisco Gaspar-Andres, 48 anos, foi declarado morto com suspeita de falência hepática e renal espontânea– algo que ainda deve ser confirmado através de exames. Ele estava internado no hospital desde o dia 16 de novembro, recebendo cuidados constantes e de alta qualidade do setor médico do ICE.

Gaspar-Andres informou às autoridades de imigração que entrou ilegalmente nos EUA cruzando a fronteira do México a pé. No dia 1° de setembro, policiais rodoviários da Flórida, com apoio da divisão de Operações de Execução e Remoção (ERO) do ICE em Miami, o prenderam durante uma operação.

Detenção e complicações de saúde

Após ser capturado por estar em situação ilegal nos EUA, o guatemalteco foi encaminhado para o Centro de Processamento Krome South, em Miami. Entretanto, pouco tempo depois, em 4 de setembro, teve de ser internado no Hospital West Kendall, em Miami, para tratamento de uma síndrome de abstinência alcoólica.

Quando recebeu alta, Gaspar retornou ao Centro de Processamento Krome South, mas em 19 de setembro foi transferido para o centro de detenção Camp East Montana, em El Paso, onde estava aguardando processo de deportação.

Ele começou a apresentar problemas de saúde no dia 23 de setembro, até ser internado no dia 16 de setembro com febre, dores pelo corpo, tosse com catarro, icterícia, edema grave no membro inferior esquerdo e hipertensão. Três dias depois, a equipe médica o diagnosticou com hiponatremia e uma ressonância magnética apontou que ele tinha pansinusite.

Em 21 de setembro, o imigrante foi intubado e, no dia 24, incluído na lista de transplante de fígado, sendo submetido a diálise e cuidados paliativos. No dia 1° de dezembro foi transferido para a UTI devido à hipotensão durante a diálise e acabou morrendo no dia 3, com quadro de insuficiência renal e hemorragia interna.

Um juiz da imigração tinha ordenado a deportação de Gaspar-Andres para a Guatemala no dia 14 de novembro.

LEIA TAMBÉM:

Resistência a medicamentos faz malária avançar e acende alerta mundial

🗞📰 GNews USA – Edição 148: As Principais Notícias da Semana

DHS destaca prisões de imigrantes ilegais do Afeganistão beneficiados por programa do governo Biden

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*