Município de fronteira com a Guiana registra crescimento de ocorrências ligadas ao fluxo migratório, além de violência doméstica e acidentes de trânsito
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A imigração ilegal foi uma das principais demandas enfrentadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Bonfim ao longo de 2025. Localizado na fronteira com a Guiana, o município concentrou um número expressivo de atendimentos relacionados à entrada irregular de estrangeiros, refletindo os desafios permanentes impostos pelo intenso fluxo migratório na região.
De acordo com o balanço anual da corporação, foram registradas 11 ocorrências de imigração ilegal, somando casos com e sem condução à delegacia. Os dados evidenciam que a fiscalização migratória segue como uma das frentes mais sensíveis da atuação da GCM, exigindo ações constantes de monitoramento, apoio a outros órgãos e resposta rápida em situações de irregularidade.
Além das ocorrências migratórias, a violência doméstica também figurou entre as principais demandas. Foram contabilizados 10 atendimentos relacionados à Lei Maria da Penha, além de quatro casos de quebra de medida protetiva e dois registros de descumprimento, mantendo os conflitos familiares como uma preocupação recorrente para as forças de segurança.
Os acidentes de trânsito lideraram as ocorrências sem condução à delegacia, com 13 registros, superando, inclusive, o número de prisões e apreensões realizadas no período, o que aponta para a necessidade de reforço em ações educativas e preventivas no trânsito urbano.
O relatório da GCM ainda destaca ações no combate a crimes patrimoniais e no cumprimento de decisões judiciais. Ao longo do ano, foram recuperadas nove motocicletas, três veículos e uma bicicleta, além do cumprimento de sete mandados de prisão em aberto e da recaptura de cinco foragidos da Justiça.
Outras ocorrências envolveram possíveis furtos, invasões de residência, ameaças e vias de fato, além de frequentes apoios a órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar, Samu, Conselho Tutelar e Receita Federal — especialmente em situações de emergência, fiscalização e controle de fronteira.
LEIA TAMBÉM:
Justiça concede ao pai direito sobre sepultamento de crianças mortas nos EUA
ICE volta ao centro do debate nos EUA após operação em Minneapolis
PF avalia pedido para investigar Flávio Bolsonaro após críticas a Lula e Maduro

Faça um comentário