Mexicano sob custódia do ICE morre em centro de detenção na Geórgia

Heber Sanchez Domínguez foi declarado morto às 3h09, após ser encontrado inconsciente em seu alojamento

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O cidadão mexicano Heber Sanchez Domínguez, que estava sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), faleceu na última quarta-feira (14) no Centro de Detenção Robert A. Deyton, na Geórgia. Segundo informações publicadas pelo ICE nesta sexta-feira (16), ele foi declarado morto às 3h09, após ser encontrado inconsciente. A causa da morte está sendo investigada.

Em poder do ICE há apenas seis dias, Sanchez aguardava uma audiência perante o Escritório Executivo de Revisão de Imigração do Departamento de Justiça. A equipe médica da unidade o encontrou inconsciente em seu alojamento por volta das 2h05 e tentou reanimá-lo, mas não conseguiu. Ele então foi transferido pelo Serviço de Atendimento Médico de Emergência para avaliação no Centro Médico Piedmont Henry, porém, a equipe da instituição constatou o óbito no horário já informado.

 Prisão

Sanchez foi abordado inicialmente pelo ICE em 7 de janeiro, depois de ser detido na Cadeia do Condado de Richmond, na Geórgia, por dirigir sem carteira de habilitação. A agência apresentou um pedido de detenção por imigração ilegal ao Gabinete do Xerife do Condado de Richmond, que foi aceito. Posteriormente, em 9 de janeiro, o ICE apresentou uma Notificação de Comparecimento ao Escritório Executivo de Revisão de Imigração, agendando uma audiência de Sanchez com um juiz federal.

Entrada ilegal

O mexicano entrou ilegalmente nos EUA cruzando a fronteira de Nogales, no Arizona, em 22 de dezembro de 2023, sem autorização ou liberdade condicional concedida por um agente de imigração. Ele foi preso por agentes da Patrulha de Fronteira no mesmo dia, intimado para comparecimento a uma audiência de imigração e liberado sob sua própria responsabilidade.

Depois de ser preso pelo ICE em janeiro deste ano, Sanchez foi transferido para o Centro de Detenção Robert A. Deyton, onde aguardava o processo de deportação, até ser encontrado morto esta semana.

O ICE afirma que está empenhado em garantir que todos os indivíduos sob sua custódia residam em ambientes seguros, protegidos e humanos. “Em nenhum momento durante a detenção é negado atendimento de emergência a um indivíduo detido”, salienta.

LEIA TAMBÉM:

Gilmar Mendes rejeita habeas corpus que pedia prisão domiciliar para Jair Bolsonaro

Poluição do ar provoca milhões de mortes precoces e ameaça a saúde em todo o planeta

Confira os países que tiveram a emissão de visto de imigração para os EUA suspensa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*