“Talvez devêssemos ter colocado a Otan à prova: invocado o Artigo 5 e forçado a Otan a vir até aqui proteger nossa fronteira sul”, publicou o presidente
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou nessa quinta-feira (22) que o país poderia recorrer à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para lidar com a imigração na fronteira com o México. Classificando a entrada dos imigrantes como uma “invasão”, o republicano publicou a sugestão nas redes sociais.
“Talvez devêssemos ter colocado a Otan à prova: invocado o Artigo 5 e forçado a Otan a vir até aqui proteger nossa fronteira sul contra novas invasões de imigrantes ilegais, liberando assim um grande número de agentes da Patrulha de Fronteira para outras tarefas”, escreveu.
Trump se referiu a um artigo da OTAN que estabelece o princípio da defesa coletiva entre os países associados. Para o presidente norte-americano, a medida obrigaria aliados a colaborar com a proteção da fronteira sul, que faz divisa com o México e a América Latina.
O mecanismo citado no post nunca foi usado pela OTAN para esse tipo de operação. Tradicional o Artigo 5 é utilizado para proteger membros da organização contra ataques armados. O dispositivo foi acionado apenas uma vez até hoje, em 2001, após os atentados de 11 de setembro nos EUA.
Atritos com a OTAN
O presidente fez a publicação em meio a atritos com a OTAN, devido ao interesse de Trump na Groenlândia. Ele tem elevado o tom contra os países aliados, defendendo que os Estados Unidos passem a ter o controle do território autônomo pertencente à Dinamaeca, sob o argumento de aumento da segurança na região.
LEIA TAMBÉM:
Tempestade histórica de inverno coloca Estados Unidos em alerta máximo
Estudo indica que consumo intensivo de aveia pode reduzir colesterol em apenas dois dias
Brasileiro está preso nos EUA há dois meses, após ser detido em entrevista de visto

Faça um comentário