Frio extremo atinge mais de 20 estados, leva a decretos de emergência e deve causar impactos por semanas
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
Ao menos dez pessoas morreram em decorrência da forte tempestade de inverno que atinge parte dos Estados Unidos nesta semana, provocando quedas de energia em larga escala e afetando severamente o setor aéreo. Mais de 20 estados, além da capital Washington, decretaram estado de emergência, e em algumas regiões as autoridades recomendaram que moradores permanecessem em casa.
Cinco das mortes foram registradas na cidade de Nova York, segundo informou o prefeito Zohran Mamdani. Embora ele não tenha confirmado se os óbitos tiveram relação direta com o frio, destacou que as vítimas estavam “ao ar livre” durante temperaturas extremamente baixas. Outras três mortes ocorreram no Texas e duas na Louisiana. Entre as vítimas está uma adolescente de 16 anos que morreu em um acidente envolvendo um trenó no Texas.
A tempestade também causou um impacto histórico na aviação. Mais de 19 mil voos com origem ou destino nos Estados Unidos foram cancelados ao longo do fim de semana. De acordo com a plataforma Cirium, cerca de 38% de todos os voos programados para decolar no país foram cancelados em um único dia — o maior número desde o início da pandemia de Covid-19. Na manhã desta segunda-feira, outros 2.500 voos foram cancelados, segundo informações. Entre as cidades mais afetadas estão Nova York, Washington, Chicago, Dallas e Atlanta.
No setor elétrico, mais de 840 mil pessoas ficaram sem energia em todo o país, principalmente na região Sul. O estado do Tennessee concentrou parte significativa das interrupções, com mais de 300 mil residências sem eletricidade após o acúmulo de gelo derrubar linhas de transmissão.
Autoridades demonstram preocupação com o abastecimento de energia, especialmente em áreas onde o frio intenso é incomum. Estados como Kentucky e Geórgia podem registrar temperaturas recordes. Em Atlanta, a previsão é de mínima de até -9 °C.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, os efeitos da neve e da chuva congelada devem persistir por semanas. O órgão classificou a tempestade como “extensa e de longa duração”, associada a uma perturbação no vórtice polar que se deslocou do Canadá para os Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM:
Índia emite alerta de saúde após detecção de casos do vírus raro Nipah
Nikolas Ferreira encerra caminhada com oração e críticas a Alcolumbre
Raio atinge área de manifestação em Brasília e provoca pânico entre participantes

Faça um comentário